Soube que o mês de Dezembro é chegado. Com ele, o tão esperado Natal. apenas soube, ainda não o encontrei. Se ele tivesse chegado, eu estaria cheia de luzes como as mais belas árvores. E, não estou. Como acreditar que Dezembro chegou? Olho-me, nenhuma bola, nenhuma fita prateada me envolvendo, nada que lembre que o Natal está chegando. Mas, ontem fui á lagoa e tive um susto. Um susto, um encantamento. No meio da lagoa, palco de minha vida, eis que a fonte luminosa resurge, Agora mais bonita, colorida, iluminada e cantante. As palmeiras estão envoltas em luz e as mangueiras centenárias ganharam miríades de estrelinhas azuis. Mas, vejo tudo como uma visão. Não entrei no clima natalino. Continuo minha peregrinação. Alcanço o platô do Cabo Branco, que por si só, já deslumbra tamanha a beleza. Hoje, ele serve de pouso para uma árvore gigante. Desnecessário descrever. A orla...ah, a  orla iluminou-se exageradamente.
       Então, se minha cidade insiste em me dizer que o Natal está chegando, por que não o sinto? Como acreditar? O que me falta para entender que já está na hora de lavar a roupa de papai noel, de planejar a ceia, de sacudir a poeira do ano que está acabando e recomeçar? Não sei responder, quem sabe passo o natal em branco, não de neve, mas, de saudade. Dormirei mais cedo a acordarei depois do Natal. Ele já terá partido e quem sabe no próximo ano celebrarei duplamente!