EXERCÍCIOS PARA UM FUTURO PRÓXIMO

Sou teatro. Diálogo, tablado, rotunda, drama. Não sei ser comédia. Ainda. Sou Antunes, Peter Brook, Meyerhold, Eugênio Barba, Shakespeare. Sou silêncio e respeito aos mestres. O segredo está na respiração e na capacidade de se concentrar.

Sou ONG, voluntariado, entusiasmo. Tenho ideologia e me recuso a vender meus sonhos. Quero mudar as coisas. E elas insistem em continuar no mesmo lugar. O segredo neste caso está na paciência e na persistência.

Sou vinho, queijo, pão italiano, chocolate suíço, azeite, alcaparra. Sou cozinha e culinária. Conversa à beira do fogão. E pão na chapa com pingado no balcão da padaria.

Sou jazz, cinema de arte, catálogo de galeria de arte, Van Gogh, Rembrandt. Sou Garcia Lorca, Saramago, Oswald de Andrade, Drummond e Quintana. Sou Pablo Neruda. E quero viver uma vida de Picasso. Felicidade não é viver muito. É viver bem.

Sou rock, blues. Tudo no volume máximo. Como a vida. Sou Bob Dylan, Morrisey, Nirvana, Joy Division, Mutantes, REM, Smiths, Lenine, Legião. Sou poesia com música. E alfaia e violão. E música eletrônica.

Sou existencialismo. Contra certas coisas, não se deve lutar. Sou poesia e crônica. Já publiquei um livro, plantei várias árvores. E é melhor parar por aqui.

Sou fotografia. Em preto e branco. Luz natural. Sou Sebastião Salgado, Cartier Bresson, Bob Wolfesson. O segredo está no olhar, não no equipamento.

Sou cinema urgente, latente, que incomoda e faz pensar. Sou Almodóvar, Nelson Pereira dos Santos, Kubrick, Glauber. Algumas coisas são definitivas.

Sou Chico Buarque. Sou todas as trilhas de Chico para teatro. Inclusive Cambaio. Sou Tom Jobim, Vinícius de Morais, Chico Science, Renato Russo, Gonzaguinha, Raul, Cássia Eller e Cazuza. Os bons morrem antes.

Sou Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Antonio Nóbrega, Euclides da Cunha, João Cabral, Suassuna. Sou a curiosidade por um Brasil pouco conhecido. Sou a indignação por uma cultura pouco respeitada. Sou Bossa Nova, Tropicália e Mangue Beat. Sou dúvida e antagonismo.

Sou Celebreiro.

Quem quiser, que entenda.

wallace puosso

LEIA MAIS SOBRE O AUTOR:

http://celebreiros.zip.net

Wallace Puosso
Enviado por Wallace Puosso em 17/10/2006
Reeditado em 13/04/2009
Código do texto: T266779
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.