EU JÁ NÃO TENHO PRESSA

EU JÁ NÃO TENHO PRESSA

Eu já trabalhei muito, corri por demais. Eu já tive pressa e pulei etapas no caminho da vida, para alcançar mais rápido os objetivos. Eu já senti sono e não dormi, porque precisava chegar. Eu já senti fome e não pude me alimentar porque era preciso prosseguir. Eu já senti cansaço e não parei para descansar. Eu já senti sede e não parei para beber água, pois era preciso caminhar. Eu já tive vontades e sublimei-as em função desses objetivos.

Mas que objetivos? Aonde eu quero chegar? Para que tanta pressa se não vou a lugar algum? Para que tanta correria se é o tempo quem ganhará de mim? Mas esse mesmo tempo me ensinou que quem corre avança, mas nem sempre alcança. No caminho da vida há desvios e veredas, porém a opção será sempre nossa.

Hoje já não corro mais. Cada passo na minha caminhada é uma nova conquista. Em cada esquina, em cada viela, em cada avenida antes desprezada, agora são fontes de aprendizado e de inspiração para uma vida em transformação.

Hoje já não sinto pressa, tudo vem ao meu encontro, no devido tempo e na hora exata.

O tempo hoje, como ontem, continua em seu devido lugar. Pude então, em minhas contemplações perceber que, mudamos o tempo conforme a nossa evolução nas diversas etapas da vida. Então é um mito “o tempo passa”? Eu creio que sim. Nós é que passamos por meio da evolução, do crescimento, do aprendizado e findamos, pelo menos nessa nossa conhecida vida.

Embora eu tenha tido pressa, pulado etapas; não me faltei em aprender algumas virtudes tão necessárias para o apaziguamento da alma: a polidez, a prudência, a justiça, a generosidade, a compaixão, a humildade, a gratidão, a tolerância, a simplicidade e acima de todas estas o amor.

Nesta época em que se diz, vamos comemorar o Natal, com compras, presentes, comidas, bebidas e muitas outras maneiras de expressar o significado deste evento; o verdadeiro sentido natalino é diluído num consumismo desenfreado e do fulgor fica tão somente a penumbra.

Eu exorto-os a reflexão destas virtudes, não só porque é Natal, mas porque a vida é um nascimento a cada dia que conseguimos despertar. O Natal tem um sentido maior que tudo isto, ele é a nossa própria vida.

Rio, 12/12/2010

Feitosa dos Santos

Um feliz N A T A L e Prospero Ano Novo