DOMINGO FRUSTRADO

DOMINGO FRUSTRADO

Queiramos ou não, são os domingos dias especiais.Acorda-se ao som dos sinos da igreja ,toma-se um café lá pelas dez horas ,apanha-se um jornal e sonha-se com a macarronada “da mama” ou a pirogada da sogra,ambas servidas exatamente ao meio dia daquelas domingueiras que ficaram no tempo.

Abre-se a porta e depara-se com o cachorro fazendo alongamento dominical.Sim,porque até cachorros distinguem as diferenças entre os dias de batente e o dia de descanço.(Se é que eles sentem algum cansaço).À esta altura o cheiro dos frangos da padaria da esquina entranhado pelas narinas já lhes provocou a rebeldia ,e uma raçãozinha básica é coisa do dia à dia.Não hoje,quando espera-se um prato especial.

Como a “mama” e a sogra,servem agora suas massas em outra dimensão,sendo eu metido à cozinheiro boto a mão na massa (aqui apenas força de expressão) e vou preparar o rango da galera que continua dormindo o sono dos “quase justos” em seus respectivos quartos.

Tudo pronto,mesa posta,e...A galera continua dormindo.

Solitário,feito um padre velho entre as paredes da casa paroquial,faço a minha refeição.E empanturro-me “feito um padre” (novo , neste caso). Um olhar lânguido pela janela e a grama ,já muito alta,convida-me à ceifá-la. Irei,penso com meus botões.Será uma boa oportunidade de queimar os excessos ingeridos no almoço de domingo.

Já passam das 15 horas quando dou por terminada a tarefa.Uffa!...Um bom banho e dá-lhe os meus l6 km de caminhada de fins de semana,que particularmente adoro,e onde,no trajeto, mentalizo alguns de meus textos aqui do recanto.

Ficou tão somente no “dá-lhe!”.O céu se fechou em carranca e uma chuva persistente não deu trégua.O que fazer?...Olhar os pingos pela vidraça? Pensar em bolinhos de chuva? Escrever? Revirar as gavetas?...Boas perguntas.

Optei por ouvir música.Algo bem romântico,quase melancólico. “How can you mend a broken heart” com os Bee Gees.Curto demais êsses caras.E numa tarde destas com a chuva fazendo correntezas pelas calhas,frustrado em minha caminhada de domingo,a canção vem à calhar diante do que sinto.Até porque,traduzida quer dizer:”Como consertar um coração partido?” O meu,(nem tanto),mas “P” da vida sem poder soltar-me nestes acostamentos que conhecem minha história.

Ah!...Êsses domingos frustrados.