NÃO!!!! O NATAL É DE OUTRA DIMENSÃO

J. Torquato de Barros Filho

Dez/2010

O Espírito do Natal é fato, muda tudo, o ar fica diferente, “as cores têm mais vida, a vida mais amor”, sons e luzes mesmo comercialmente ou capitalisticamente como gostam de denegrir tudo que vive, estas luzes natalinas nos dá uma dimensão de época, assim como as árvores de natal “capitalista” e o Papai Noel alugado, semi empregado.

Sem essa de ver a sujeira de todo paramento natalino, quem diz isso certamente é negro de humor, que preferiria um Natal Comunista sob o tacão do terror e da desconfiança, onde aprendemos a não nos amar, mas a olhar o próximo como possível delator meu e de minha família. Portanto seja qual for a criação Natalina, se tem apelos comerciais, se tem objetivos de adormecer as pessoas já de “per si” desligadas, se tem tal e qual ponto negativo, o principal é que a época faz milagres, ou melhor faz aparecer em cada um, um pouco da humanidade que jaz escondida sob a máscara diária da competição de sobrevivência.

Melhor Um Natal Capitalista que tem em meta o lucro, mas que por outro lado acende a luz espiritual interna de cada um de nós, que um nada diário que é a nossa vida comunitária, social e familiar.

Agora existe parte da população em que a época atinge de maneira diferente, e não é pela meta capitalista do Natal.

Nos Brejos, Nas Grotas, Nas Favelas, nas periferias se faz a alegria que é um dos poucos bens dos desvalidos, mas esta alegria esconde o desespero de todos desde os meninos até os adultos.

Ao ver os comerciais, os documentários e o pior as reportagens que mostram o natal dos outros mais digamos, de “boa estrela”, o revellion dos que podem pisar nas areias copabanescas, ou nos pisos de barcos, ou sob as asas de um avião, dançam nos clubes, dançam nossos olhos e nos tira uma das únicas coisas que ainda nos resta.... A Esperança.

Está ali explícito que nunca seremos nada e nem ninguém, que as publicidades não são nos endereçadas, estamos de Voyager, só espiando, como num filme, estamos vendo um sonho que não é nosso.

Aí nos lembramos que nada temos nem para apenas uma garrafa de cerveja, não temos dinheiro nem para comprar um par de tênis barato no mercado, não tem mesa com iguarias diferentes do nosso dia a dia, que os 1,50 que temos terá de ser complementado para a passagem do dia seguinte. Para eles é Natal

Para Nós é um mundo que não é nosso, é uma outra dimensão que por sacanagem e por maldade ficam nos mostrando o tempo inteiro, e neste tempo ainda nos dão de presente o que nem a tecnologia moderna faz, Imagem, som, cheiros e sabores e o clima Natalino.

LASCADOS DO MEU BRASIL, OU SEJA, PATRÍCIOS DA CLASSE F a Z, vamos nos deitar cedo neste Natal, tapar bem os ouvidos com algum algodão de remédio e nos preparar para o outro dia normal, nós estamos aqui por teimosia.