Depressão

DEPRESSÃO: "A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.

O estado depressivo diferencia-se do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento." (WIKIPÉDIA)

É engraçado a quantidade de vezes que usamos a expressão "Estou deprimida...". Hoje resolvi procurar a definição de depressão e eis que foi este o resultado que me surgiu. É um problema. Tem sintomas. É duradouro. Tem origem neurológica.

Ri-me. Não porque ache piada à depressão ou a quem sofre dela, mas sim porque a uso demasiadas vezes descontextualizadamente. Uso-a sempre que estou aborrecida ou um bocadinho mais triste. Uso-a quando tenho saudades. Uso-a para situações menos agradáveis. Uso-a quando me chateio. Enfim, uso-a quando na verdade o que sinto é pura tristeza!

Não tenho outros sintomas para além da tristeza, no entanto, é a expressão que melhor define o que estou a sentir. E por momentos sinto-me mal. Sinto que gozo com quem realmente sofre de depressão, sem ser essa a minha intenção! Mas o que fazer para remediar este vício que está tão entranhado em mim? Serei só eu?