DESPERDÍCIO OU DESCASO?

Passava, dia desses, em determinada rua da cidade, quando avistei certa mulher com quatro filhos pequenos, revirando grande latão de lixo.

Um tanto constrangido, sentindo aperto nalma, parei observando a cena. A pobre coitada abria umas sacolas plásticas e delas tirava frutas, quem sabe estragadas, alimentos outros, e passava aos filhos que os "devoravam" com sofreguidão, a exemplo do que fazia a mãe...

Com o coração quase na mão, aproximei-me e disse-lhe:

- A senhora não deve fazer isto! Poderá fazer muito mal à saúde de seus filhos... Ela respondeu, perguntando:

- E quem vai acalmar a dor da fome que sentimos?!

Fiquei a pensar que a infeliz tinha razão. Revirei os bolsos à procura de moedas que passei a ela, para que comprasse alguns pães, todavia, consciente de que no dia seguinte ela estaria em algum outro ponto revirando lixo à procura de alimento.

Dentre os muitos títulos negativos que o Brasil detém, está o de ser um dos campeões do desperdício. Isto em quase todas as áreas, dos alimentos até a construção civil.

O que se desperdiça no país, principalmente, no campo da alimentação, daria para resolver a fome de milhões de habitantes, e poucos têm consciência disto.

Entretanto, o esbanjamento continua, e a carência, a fome dos mais pobres também.

Somente quem sentiu a dor da fome obliterando o raciocínio, dilacerando as entranhas, pode imaginar o que significa ver tanto alimento jogado fora, enquanto tantos cidadãos brasileiros reviram lixeira atrás de restos de comida para alimentar crianças famintas. Dá para enlouquecer mesmo...

Com o passar dos anos, ao invés de diminuir, o desperdício aumenta cada vez mais. O prazo de validade dos alimentos que são trocados antes de vencer, demonstram a incoerência; o alimento ainda está bom para o consumo humano, mas, não se pode doar aos pobres, e, via de regra, vai para os porcos... Às vezes por questão de alguns dias.

No entanto, os pobres, famintos, buscam o lixo para comer; e o que for encontrado será devorado com avidez pelos infelizes...

Existe até legislação para punir quem doar sobras de comida, ainda em boa qualidade, mas que cause alguma "indigestão", em algum pobre de estômago mais fraco, o que inibe, Brasil afora, inúmeros restaurantes e casas de alimentos de efetuar doação.

É o país dos contrastes... Enquanto a Pastoral da Criança desenvolve alimentos, bastantes nutritivos, a partir de cascas, de folhas, de raízes, enfim, daquilo que, para muitos, vai para o lixo, milhões de brasileiros jogam fora comida que daria para sustentar quase toda a população pobre.

O governo e os "fazedores" de leis sequer se importam com a fome dos miseráveis... Seus estômagos estão saciados, fartos; comem do bom e do melhor, diariamente... Incomodar-se para quê?...

Quando eu era criança lembro-me que minha avó materna, para aproveitar bem os alimentos, fritava casca de batatinha para comermos, e era uma delícia. Casca de batata frita...

Naqueles tempos ainda não tínhamos tantos políticos malandros, insensíveis, desvairados, ensandecidos pelo poder, pelo dinheiro... Hoje, porém, os tempos são outros...

Enquanto isso, os discursos vazios proliferam, iludindo os incautos; e a fome do povo... E o desperdício aumentando...

Até quando?!

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 16/12/2010
Código do texto: T2674814
Classificação de conteúdo: seguro