Nada Propriamente Dito – (Capturando anotações para um texto).

Nada Propriamente Dito – (Capturando anotações para um texto).

• Vejamos, podemos colocar coisas pessoais. Meus dedos são pessoais. Ou meu mobiliário. Poderia falar sobre eles, bem como das minhas emoções. O truque sobre as emoções é que às 9 da manhã elas se apresentam de um jeito, ao meio dia de outro, às 5 então nem se fala, lá pelas 20:30 são outras...Qualquer coisa que eu fosse escrever seria uma meia verdade embasada numa memória emocional fugidia. Fugidia, para não dizer mentirosa.

• Ah, sim, pode-se falar sobre a mentira. Por exemplo, esse negócio da dívida interna dos USA ultrapassar a cifra dos 1 trilhão de dólares é uma ilusão danada, já que inexiste tal quantia, e olhe que não estamos nem falando de lastro. Mas, acontece que essa informação funciona como um relâmpago sobre as 7 bilhões de personalidades encarnadas no globo, um relâmpago que repercute, de um jeito ou de outro. Dentro de alguns meses especialistas nos dizem que os encarnados no BR irão se deparar com um déficit público impagável e que isso também trará suas conseqüências. Bem, estamos falando sobre dinheiro.

• Dinheiro sempre é um assunto que rende, especialmente se você reparar que toda a relação dos encarnados, seja no BR ou no planeta, possui apenas dois parâmetros para lidar com ele – escravizar ou ser escravizado. Sim, trata-se o dinheiro de forma binária. Os escravizados são os que sofrem com mais evidência, e de tanto serem brutalizados terminam por brutalizar. Resta-lhes o medo nada ilusório de não receber o contracheque, o que significa, sem variações para milhares de casos, ordem de despejo e o ingresso nas legiões de fantasmas urbanos, fadadas à morte prematura ou à loucura. Ah, o dinheiro me lembra uma frase, preciso anotar isso: “Os ricos tem uma fé tocante na eficácia das pequenas quantias”.

• As manifestações extraordinárias podem providenciar assunto para um texto. Uma amiga me conta que na linha azul do metrô, só nesta semana, ocorreram duas brigas às 7 e 30 da manhã. Os passageiros desceram do trem e brigaram na estação. Não se sabe ainda se são escravizados ou se estão escravizando. Recentemente houve o caso das lâmpadas na avenida Paulista. Para maior crença nas manifestações você pode consultar os tele jornais ou os esotéricos de ponta. Esses últimos avisam amorosamente que a descarga de energia sobre o planeta está brava, vai amenizar um pouco nas próximas semanas, e esse, digamos, oásis energético permanece até fins de janeiro. Depois o samba vai comer solto. Impossível afirmar se será um samba canção.

• Samba canção, eis um tema fértil, especialmente para o saber enciclopédico, criado por compositores semi eruditos ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro, em 1928. Sobre esse gênero, a estudiosa de música popular Marisa Lira nos conta tratar-se do resultado de uma equivocada e facílima adaptação: “A melodia canta como canção, o ritmo marca o samba e acaba não sendo nada propriamente dito”.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 16/12/2010
Reeditado em 22/08/2012
Código do texto: T2675463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.