CUIDADO COM O LATROFUNGO

O latrofungo é um espurulante (se achar essa palavra no dicionário, será mera coincidência), que apresenta forma latrofórmica. Eta linguagem técnica! Costuma instalar-se em seres humanos, nas imediações da trompa de Eustáquio, onde pode provocar danos irreversíveis. O irmão de Eustáquio - Eurípedes – que o diga. Teve morte instantânea, não propriamente devido ao latrofungo, mas porque, numa briga, Eustáquio lhe rachou a cabeça com a trompa.

Sua origem é desconhecida, mas costuma se proliferar nos lugares em que há aglomeração de políticos, empreiteiras e órgãos governamentais.

Nesses casos, se não se efetuar o tratamento adequado, o latrofungo pode provocar o desvio denominado “latrofunguite” – vontade intensa de se apropriar de valores pertencentes a esse ser inanimado e abstrato conhecido por “povo”, seja mediante desvios, superfaturamento, cobranças indevidas, comissões, propinas, etc.

A contaminação dos latrofungos pode acontecer pelas condições, di-gamos, ambientais, como a manipulação de verbas ou de valores de tercei-ros, o acesso a negócios vantajosos, a pressão de grupos, a crença na impu-nidade.

Em determinados meios, menos sofisticados, o indivíduo infectado se contenta com algumas transgressões leves, como furto de carteiras, de galináceos ou de pequenas mercadorias em supermercados.

A princípio, todos os contaminados são honestos e bem intenciona-dos, a culpa toda é do maldito fungo.

Por se tratar de um caso patológico ainda não controlado pela medi-cina, os indivíduos infectados pelo fungo devem ser tratados com carinho e respeito. Não convém tirar-lhes de forma alguma a liberdade, principalmen-te se estiverem com as contas forradas na Suíça e contarem com um bom advogado. Somente nos casos considerados malignos, como o furto de gali-náceos, aos doentes serão aplicados os rigores da lei, digo da medicina.

Conhecido nos meios médicos como LF, o latrofungo não é um fun-go qualquer, desses que se pega nos xixis de rato ou nas areias poluídas. Não senhor. É um fungo acadêmico, que tem acesso às sessões da Câmara, aos grandes projetos nacionais, aos voos internacionais e conhece toda Eu-ropa. Dizem que atualmente se encontra fazendo doutorado na Unifungos.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 19/12/2010
Código do texto: T2680710
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.