Inveja

Há uma tendência própria na espécie humana para ter inveja do êxito de outros. Poucos invejam o caminho a percorrer até ao êxito. De modo normal, por falta de conhecimento. Mas, ainda que o conhecimento viesse aos invejosos, ainda menos invejariam o caminho. No instante em que contemplamos uma imagem de sucesso, não supomos o empenho que lhe deu procedência. Não imaginamos os sacrifícios e o respeito às regras requeridas. O invejoso gosta mais de sonhar com o êxito, sem ter o pesadelo do preço a pagar.

É natural: o invejoso apenas inveja aquilo que enxerga. Não tem possibilidade de invejar o que não conhece. Se soubesse o caminho e estivesse disposto a pagar o preço, da mesma maneira, poderia ser mais uma lição de êxito.

Alguém inveja os que empenharam-se e foram malsucedidos? Esses pagaram o preço, sem chegarem a querer a recompensa. Os malsucedidos que fingem tentar, não merecem o êxito que lhes foge. E se ele até foge dos que demonstram coragem...

Também quero o êxito. Mas tenho consciência do preço...

Tatiane Gorska
Enviado por Tatiane Gorska em 19/12/2010
Código do texto: T2681346
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.