"...Fogo pela boca! " (BVIW)

Em um fim de tarde quente e abafado do mês de novembro, ao voltar para casa no ônibus lotado, ainda consegui um lugar para sentar.Quando este parou na Estação do Passeio Público. Entrou um menino de uns seis ou sete anos, que me chamou a atenção, pois sorria sem se importar com o calor e o desconforto que teria que enfrentar. Ficou ao meu lado e então disse para a pessoa que acompanhava: - “tá tão calor que dá vontade de soltar fogo pela boca!”

A camisa branca que o menino usava estava úmida do calor, mas transpirava gotas de felicidade... Não me contive e sorri para ele; então me contou que passou a tarde no Passeio Público, passeou de pedalinho e ganhou um ioiô, ele segurava o pequeno objeto como se fosse um tesouro. Para minha surpresa pediu às pessoas que estavam a sua volta para se afastarem, pois queria me mostrar como já sabia brincar... Impressionei-me com a sua espontaneidade. Toda a criança deveria ter seu tempo de brincar, sonhar e transmitir essa felicidade no olhar.

Alguns minutos depois o ônibus freou, os passageiros reclamaram...O menino, apenas sorriu e segurou com mais força o ioiô. Admirei o seu bom humor, nem o freio do ônibus, nem “freios” impostos pela vida, aparentemente, de poucos recursos, conseguiram frear sua felicidade...

Quando desci no Terminal do Cabral, ele sentou-se no meu lugar e acenou para mim, fiquei parada por um tempo vendo o ônibus partir, tendo a certeza que presenciei um belo quadro pintado pela vida. Continuará ele a ser feliz com as coisas simples, mas lindas? Não sei... O que sei é que e felicidade dele me contagiou, por ser ingênua e livre uma felicidade sem freios, sem medos ...