PANORAMA SOMBRIO

Ninguém desconhece que o Homem é um ambicioso nato. Está sempre em busca de algo, seja do que for, não medindo, às vezes, consequências para conseguir realizar seu intento.

Pode-se observar, entretanto, o quanto já alcançou no campo da ciência médica, da eletrônica, da física e outros.

Ele, que até há bem pouco tempo, estava a braços com epidemias várias, e, mesmo antes de encontrar soluções, já começava a voar pelo espaço celeste, encurtando distâncias, ligando continentes.

Contudo, queria mais. Sonhou e conseguiu conquistar a lua, através de magníficos engenhos voadores.

Lá chegou, todavia isso não foi suficiente. Ele quer ir além, quer desbravar o espaço estelar.

Por esta razão, as sondas espaciais foram acionadas, como precursoras desta anelada viagem pelo sistema solar.

É provável que consiga, porquanto, até estações orbitais já instalou. Porém, o que se pergunta é: como é possível voltar suas vistas, com tanta intensidade, para o espaço sideral, para os enigmas do universo, quando aqui, na Terra, estão enigmas quiçá mais intrigantes? Por que esta preocupação com outros mundos, se o nosso é convulsionado pelas guerras, por tantos absurdos causados por suas ações nefastas?!

O que se afigura é o fato de o Homem que alcançou tanto progresso intelectual, no terreno moral parece até, em certas circunstâncias, que estacionou, pois, milhões de dólares são consumidos nos projetos interplanetários, nas guerras, nos arsenais nucleares, enquanto milhões de vidas cessam à fome...

Em termos de Brasil é um contra-senso o que se vê: da mesma forma que em certos países, aqui, no meio de tanta riqueza há tanta miséria, porém, boa parte dos brasileiros não se importam, já que têm sua visão noutros rumos...

O brasileiro apresenta uma peculiaridade singular, um tanto diferente de outros povos, porquanto, não olha para o sistema solar, mas também não olha o panorama ao seu redor... Não quer ir à lua, porém igualmente não deseja viajar ao interior de si e ver o quão egocêntrico ainda é...

E, gravitando em torno de si, o faz sempre na preservação de seus interesses, ou seja: apenas do seu bem-estar...

A região nordeste do país é o maior exemplo desse egocentrismo, pois que, os parlamentares de lá, antes de eleitos, trazem um discurso voltado às necessidades daqueles míseros sofredores, entrementes, depois passam a gravitar em torno de seus interesses, esquecendo suas "plataformas políticas".

E, comumente, isto ocorre em todo o país, infelizmente...

O exemplo vem da cúpula. A sociedade apenas o segue...

O resultado é o quadro que se vê: miséria, fome, analfabetismo, doença... marginalidade... criminalidade...

No universo vemos a grande lição oferecida por Deus: o equilíbrio dos grandes dependem da harmonia dos pequenos. Onde aqueles vão tem que levar estes em suas órbitas...

Na humanidade devia acontecer o mesmo, porém isto pouco sucede...

Ao invés de pensar vencer o cosmo, que imagine vencer a si mesmo, porquanto, apenas desta maneira conseguirá, com mais facilidade até, as outras conquistas...

Cada ser deve zelar pelo equilíbrio do próximo para que possa seguir adiante em paz...

Até que todos compreendam verdadeiramente esta necessidade, o panorama do mundo e, notadamente do Brasil, será assustador, com milhares de adultos e crianças sem rumo, caracterizando uma ampla noite de lamentos, nesta dita civilização religiosa que, entretanto, parece, NÃO TEM DEUS e, comete despautérios incessantes...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 22/12/2010
Reeditado em 22/12/2010
Código do texto: T2685584
Classificação de conteúdo: seguro