Finalizando

Entramos na derradeira semana do ano e agora nos arrastamos no trabalho até o dia 23 ou 24, quando paramos para o Natal. Disse derradeira semana porque depois do dia 25, mesmo que nos esforcemos muito, nos arrastamos ainda mais até o dia 30, quando, enfim, paramos novamente para assistirmos a chegada de 2011. Tudo como dantes.

Com exceção do comércio e de alguns outros essenciais, vamos parando devagarinho à espera do Papai Noel e do espírito natalino, aquele qua a gente nunca vê, mas que faz as pessoas pirarem nesta época, com compras desenfreadas, trânsito enlouquecido e comelança bárbara. Deve ser um espírito muito agitado este tal.

Começo a segunda-feira com a sensação de que já é sexta 24. Olho meu calendário e a lista de tarefas e a vontade que dá é de tomar um sonífero que me faça dormir e esquecer que é Natal. Melhor seria não ter que fazer nada, mas é muita obrigação a cumprir. Por que o Natal faz isso com a gente? Por que as obrigações? E por que, então, não temos tempo de cumpri-las? È justamente isso que faz o Natal ficar desgastante. Pelo menos se conseguisse fazer o que todos fazem com tempo e prazer, talvez curtiria esta época com um olhar e um sentimento diferentes.

E quando chega a noite do dia 24, no momento em que confraternizo com a família, estou cansada, com olheiras, morrendo de sono, doida pra acabar logo e cair na cama. Então é isso o Natal, né?

Por outro lado, inicio a semana com coração e alma dedicados aos agradecimentos. Não escondo de meus leitores que sou religiosa, que acredito em Deus e que Ele está lá, firme e forte no comando da minha vida. Não fosse por sua bênção e infinita misericórdia, minha vida seria um atropelo só. Passei por momentos muito tristes em 2010, desesperadores até, mas termino o ano com saúde, amor e paz no meu lar. Algo mais importante que isso? Ah, sim, trabalho, sucesso, dinheiro. São importantes também, mas sem amor, saúde e paz, não se conquista mais nada nesta vida.

Nossa! Quanto blá-blá-blá!

Mas penso, sim, que o Natal serve é pra isso. Para lembrarmos que um dia existiu um homem especial chamado Jesus, que nasceu no nosso planeta para trazer um monte de ensinamentos interessantes, que se minimamente seguidos, nos transformam em pessoas melhores. E o dia 25 de dezembro está aí no nosso calendário para que a gente não se esqueça Dele, de sua importância na história da humanidade, e que ainda temos tempo de rever nossa conduta. Que tal? Tem um ano novo logo ali à frente e a oportunidade não poderia ser melhor.

Giovana Damaceno
Enviado por Giovana Damaceno em 23/12/2010
Código do texto: T2687556
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.