ELES SE FORAM... (Os caubóis do cinema)

Alguns anos atrás me caiu nas mãos uma brochura em inglês com o título “They went thataway”. Alguma coisa como “Eles se foram”. O livro tratava da trajetória dos famosos caubóis dos filmes de faroeste B, que entusiasmavam a gurizada até as décadas de 50 e 60.

Esses mocinhos não eram lá grandes atores. A maioria deles era constituída por atletas e peões de shows e rodeios. Alguns, como Gene Autry e Roy Rogers, eram cantores de música “country”. Seus filmes apresentavam ação intensa, tiroteios e perseguições; não era necessário abrirem a boca. No final, triunfavam o bem e a justiça, ladrões e corruptos acabavam atrás das grandes (justamente como hoje).

Quase todos tinham em comum a indumentária bordada e colorida, longe do padrão dos verdadeiros caubóis, e um cavalo que só faltava falar.

O primeiro caubói conhecido foi Bronco Billy, astro de rodeio, na época do cinema mudo. Após ele, e nos seus passos, veio Tom Mix, que alcançou grande sucesso. Quando deixou de rodar seus filmes, montou um circo para percorrer o país. Intrépido cavaleiro, morreu num acidente de carro. Outro caubói, Buck Jones, morreu heroicamente, tentando salvar pessoas no incêndio em uma boate.

Roy Rogers, o Rei dos Caubóis, fazia parte de um conjunto musical, “Os filhos dos pioneiros”, e foi chamado a atuar no lugar de Gene Autry, que havia sido convocado pelo exército. Quando se retirou das telas, milionário, continuou tocando seu rancho e usando as mesmas roupas com que se apresentava nos filmes. As atrações de seu rancho eram o cavalo Trigger e o cão Bullet, que foram empalhados.

Rocky Lane era meu herói preferido, principalmente nos gibis. Depois de sua decadência como mocinho, ganhou a vida emprestando a voz a Mr. Ed, cavalo falante de uma série de TV. Dizem que não era muito popular entre os colegas, por ser arrogante e egoísta, razão pela qual morreu – aos 69 anos – quase sem amigos para lhe segurar a alça do caixão. Para mim isso foi uma decepção.

Clayton Moore, ator que interpretava Lone Ranger, no Brasil erroneamente conhecido como Zorro, não abandonou seu personagem. Continuou sendo o Zorro mesmo fora da tela, fazendo apresentações em festinhas de crianças.

O ator Charles Starret, antigo astro esportivo, fez mais de 130 filmes na pele de Durango Kid, talvez o nome mais lembrado dos filmes de faroeste e dos gibis. Foi o precursor dos caubóis mascarados, tais como o Cavaleiro Negro.

Sim, eles se foram, e com eles se foi parte da infância de muitos de nós.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 26/12/2010
Código do texto: T2692466
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.