A tradição da "Roupa-velha" em Portugal

O natal já passou. Cada ano esta quadra tem o seu encanto e este não foi nisso diferente. Felizmente houve tudo o que a tradição manda haver: a ceia, os presentes e, principalmente, paz, tranquilidade e a família reunida, apesar de haver algumas ausências… mas apenas fisicamente, nunca na memória e no coração. Ausências e distâncias custam mais a suportar nestas ocasiões…

Como se sabe, as cidades permanecerão com suas belíssimas decorações até, mais ou menos, o dia 6 de janeiro. Ainda espero poder ver a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas na cidade maravilhosa, que, como todos sabem, é a maior árvore de natal flutuante do mundo. Felizmente um amigo carioca enviou-me algumas fotos e, através delas, posso ver seu encantamento e beleza.

E como o natal já passou, vamos agora degustar as sobras, ou seja, a “roupa-velha”:

Prato típico de Portugal, roupa-velha começou por ser um prato feito com as sobras da ceia da véspera de natal (ou consoada, noite do dia 24 de dezembro). Como nessa ceia é tradicional o bacalhau cozido com batata, couve portuguesa, cenoura e às vezes nabos e ovos cozidos, o que sobrava era aproveitado (e no aproveitar é que está o ganho – assim se fala em Portugal) e degustado no almoço dos dias seguintes. É também tradição que se sirvam: perú, cabrito, cordeiro e leitão no almoço e jantar do dia 25 de dezembro.

Atualmente esta receita da roupa-velha é ainda uma tradição no seio de quase todas as famílias portuguesas.

A origem do nome deste prato tradicional deve-se ao aspecto que se verifica quando é apresentado à mesa: uma mistura de cores e pedaços de comida todos envolvidos uns com os outros, tendo o bacalhau formas de pedaços cortados ao acaso com as mãos.

O modo de preparação é muito simples:

Cortam-se em pedaços não uniformes: a couve, o bacalhau, as cenouras e as batatas que sobrararam da ceia.

Picam-se alguns dentes de alho e alouram-se em azeite de boa qualiade, de preferência “extra virgem”. Logo que o azeite ferve e pega o sabor do alho juntam-se os vegetais e o bacalhau lascado, mexendo sempre com cuidado. Deixa-se no fogo o tempo necessário para alourar bem.

Coloca-se tudo numa travessa e decora-se com ovos cozidos cortados em rodelas e azeitonas pretas.

Depois é só servir, acompanhado de um bom vinho tinto, de preferência, transmontano. Bom apetite

Ana Flor do Lácio (26/12/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 26/12/2010
Reeditado em 27/12/2010
Código do texto: T2692496
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.