Política e Educação

A política é uma obrigação de todos?

É uma atividade específica de alguns profissionais da sociedade?

Talvez não haja nenhum outro assunto que cause mais náuseas nas pessoas que a discussão política,mas nenhuma outra ciência que se encarregue das relações do estado com o cidadão,adentra tão profundamente a vida do indivíduo.Embora muito se tenha falado no papel do educador,o tão famoso agente de mudança,a verdade é que muito nos distanciamos da visão crítica da política.

A política foi criada pelo homem à qual lhe mostrar seu ponto de vista e as diferenças humanas sem transformá-las em conflitos,guerras,uso de força e/ou extermínio recíproco.Através da política a sociedade internamente dividida,discute,delibera e decide em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.

Como explicar,então,que seja percebida como algo que não nos consome e mas nos prejudica,não nos favorece,mas favorece aos interesses escusos de outros? As pessoas,desgostosas e decepcionadas,não querem ouvir falar de política,afastam-se de tudo quanto lembre atividades políticas,mesmo tais pessoas com seu isolamento e sua recusa,estão fazendo política,pois estão deixando que as coisas fiquem como estão e,portanto,que a política exista e continue tal qual é.A apatia social,é,pois, uma forma passiva de fazer política.

Diante da apatia ou desprezo das pessoas pela política,qual será a relação existente entre política e educação? A educação deve ser tratada como política de estado ou política de cada governo? Como a qualidade da educação não é valorizada pela sociedade,melhorá-la traz prêmio político?

Uma gestão capacitada,objetiva,eficaz,com nível docente especialmente preparado e de rotina educativa planejada e estruturada,intregará,seja qual nível social,crianças e adolescentes,mudando assim o quadro real de abandono e descaso político que ora vivemos.

A esperança existe, precisa ser plantada e adubada,pois "Mudar é preciso" mas mudar com consciência política de um SER integrado,de um querer comum.Assim veremos não só uma flor,mas um mundo florido de amor e respeito ao próximo.

Fatimiha
Enviado por Fatimiha em 27/12/2010
Código do texto: T2695113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.