HOMENAGEM AOS ENTES QUERIDOS

HOMENAGEM AOS ENTES QUERIDOS

Este final de 2010 reservou para mim e para a nossa família uma série de tristeza e de luto.

No dia 17 de dezembro corrente, faleceu o amigo Nilson Nunes Sales e quando aguardávamos o seu sepultamento, recebemos a notícia da morte da minha irmã, Nadir Celeste, que havia sido operada de uma fratura no ombro e que, faleceu em casa com complicações respiratórias, culminando com uma parada cardíaca. A perda foi grande e nos reservamos neste Natal à nossa casa, nossos filhos, netos e bisnetos. Eis que, no dia 26, recebemos com surpresa e estupefação a notícia da morte da irmã caçula, Rosa Maria, por problemas circulatórios, culminados com um avc. Em apenas nove dias, perdemos duas irmãs e um amigo, em plena comemoração dos festejos natalinos. O amigo Nilson, aqui em Conquista e minhas irmãs, em Salvador.

É certo que o Natal é uma festa triste, que nos remete à lembranças que nos deixam taciturnos e prestes à depressão, quando não nos entregamos a essa doença que é comum para quem sofre perdas tão afetivas e tão próximas. É como num acidente, onde várias pessoas morrem e o choque nos faz levitar, levitar, até a ficha cair e depois sobrevém um misto de desespero, tristeza e saudade, sem remédio.

Como o tempo cura todas ou quase todas as feridas, esperamos que esta fase passe logo e que estejamos menos deprimidos no alvorecer de 2011.

Como dizia o saudoso jornalista e senador Arthur da Távola, em seu programa “QUEM TEM MEDO DE MÚSICA CLÁSSICA” ‘quem tem vida interior, não sofre de solidão’. Enfim, vamos aguardar o Ano Novo e que passe esta fase aziaga que se abateu sobre nós, numa época em que vemos as pessoas felizes, as crianças saltitantes carregando seus presentes de papai Noel, a solidariedade dos cristão – levando cestas básicas e brinquedos para crianças pobres, voluntários visitando enfermos em hospitais, levando presentes e um sorriso... A vida é assim mesmo: fácil para uns, dura para outros. Isto é: momentos de felicidade que são véspera de tristezas e vice-versa.

Feliz 2011 para todos!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 28/12/2010
Código do texto: T2695617
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.