Muros da cidade de Marvão - Norte de Portugal

A INCÓGNITA 2011, ESPERANÇA OU CONFIANÇA


O ano novo foi muito esperado e muito festejado em sua chegada. A esperança é denotada no brilho dos olhos daqueles que o aguardaram.
Comoção festiva em todo o mundo. No Brasil, com maior intensidade, porque marca o encerramento do governo Lula e o inicio do governo Dilma.
Hoje primeiro de janeiro de 2011, tomam posses, a presidente Dilma Rousseff e seus novos ministros, os novos governadores, os novos deputados estaduais, novos deputados federais e senadores. Novos! Nem tanto. É apenas uma ênfase minha para o recomeço. Mas foram juntados aos grupos legislativos, em Brasília, alguns profissionais, até então, ausentes nas casas: Câmara dos deputados e Senado Federais, como seja: Jogadores de futebol, Boxeadores, palhaços entre outros. Agora o time estará completo.
Mas nem isto tira o ânimo dessa gente de garra, pessoas capazes de perderem tudo em enchentes e continuarem resignadas, embaixo de barracas de nylon, calor insuportável, por mais de um ano; como os desabrigados das enchentes em Alagoas, Sergipe, Pernambuco... No aguardo das prometidas casas pelos governos findados ontem.
Porém esta gente tão cheia de esperança, também comete erros, embora induzida por programas paternalistas, que não visam outra coisa a não ser o voto. Voto de cabresto, em tempos modernos. Oh! José, oh! Maria, mais uma vez nós erramos em algumas escolhas.
Mas tudo bem, nós vamos mudar. Novos governos, novas promessas e novo brilho, continuam nos olhos desta gente esperançosa.
A generosidade dessa mesma gente continua; nas doações de alimentos, roupas, materiais de construção, dinheiro para o UNICEF entre muitas outras generosidades. É o brasileiro compartilhando com o brasileiro, embora não saibam para onde vão suas doações.
Ah! Em 2010 não havia verba para melhorar os salários dos servidores públicos da saúde, da educação, dos serviços de infra-estruturas, bois de cargas da nação, e até dos empregados dos serviços privados. Mas ao apagar das luzes desse ano que já se foi, os parlamentares conseguiram uma merreca de aumento, 64% em seus míseros salários de R$16.600,00. O reajuste lhes propiciou um salário superior a vinte e seis mil reais, para a gestão 2011.
Não posso dizer que não houve avanços nas questões sociais brasileiras nesses últimos anos. Houve sim, mas também houve muita corrupção e muito descaso para com esta gente carregada de esperança.
Oh! José e Maria precisam ser mais confiantes. Precisamos acreditar mais nos nossos dignitários políticos.
- Em 2011 tudo será diferente, tudo será melhor. - Por que esta certeza em vocês, José e Maria? - Ora seu moço, há uma mulher dirigindo a casa e esta não deixará faltar o pão de cada dia. - Só isso? - Será o bastante.
Sorriso, esperança e confiança, servem de consolo a toda esta gente brasileira, para os próximos quatros anos.
Ver-nos-emos em 01 de janeiro de 2012. Até lá e, bons sonhos de esperança sem perder a confiança. - Tomara que dê certo. – Amém, seu moço.

Rio, 01 de Janeiro de 2011
Feitosa dos Santos