Olho grande e olho pequeno

Chamo nervosamente o Dr. Joel Mercanti, advogado aqui da nossa cidade , mais conhecido como Dr. Vandim, apelido que ganhou quando criança.

O Vandim, como os leitores se lembram, é aquele do Tribunal do Júri, contador de histórias como aquela do advogado “carcomido”. Foi também o Vandim quem procurou um psiquiatra amigo para que ele explicasse qual a característica de um maluco e teve como resposta a metáfora da casa destelhada. O maluco teria algumas telhas de menos, ou, pelo menos avariadas.

Mas voltando à minha história de hoje.

Mostro a minha preocupação com o meu jardineiro, seu Edson, homem humilde, 53 anos, na fase final da idade do lobo, que trabalha para comer, e que, segundo me narrou, está sendo explorado financeiramente por duas mulheres. Mãe e filha. A mãe já bem senhora é viúva e a filha dela, uma moça na exuberante idade de 28 anos.

O Vandim vem à minha casa e faz um minucioso interrogatório para entender o porquê dessa exploração. A explicação: o jardineiro ficou penalizado com as mulheres por não poderem fazer suas compras de roupas e até de uma moto, pois as duas estavam com seus cartões de crédito estourados. O jardineiro, que nunca teve cartão de crédito, obteve um na famosa Casa Leader da cidade e mais um outro no Banco Itaú, para atender à súplica das mulheres, suas vizinhas.

Resultado: as mulheres estouraram também os cartões do seu Edson e não pagaram as dívidas. O prejuízo já vai para mais de R$7.000,00.

Eu ouvia a conversa do advogado com o jardineiro muito interessado em aprender como seria a solução para essa questão cível, já que minha formação é exclusivamente na área criminal.

Atento para aprender, sou surpreendido pelo Dr. Vandim, que, de repente, me alerta: “ Ô Gilberto, esse caso para eu ter sucesso vai depender da confirmação se o jardineiro estava com olho grande ou olho pequeno nas mulheres”.

- Como assim, Vandim? Que olho grande e olho pequeno é esse? (santa ingenuidade minha).

- Claro, Gilberto, a mulher mais velha é viúva, e o jardineiro não se cansa de dizer isso o tempo todo. E a filha, solteira, com apenas 28 aninhos. O Edson entrega seus cartões para elas gastarem à vontade. E ainda por cima ele ia junto para as compras. Elas tinham o assentimento completo e inquestionável dele. Meu diagnóstico, sem adentrar na problemática jurídica: o jardineiro deve estar, no mínimo, de olho pequeno na viúva e olho bem grande na moçoila! É uma questão de olho grande e olho pequeno. E, já brincando, você entende de olho?

- Vandim, entendo alguma coisa de olho do poeta, como você sabe gosto muito de literatura. Agora, olho de jardineiro comecei a aprender hoje...