A tradição de «Cantar as Janeiras» ainda se mantém viva em Portugal

Esta noite, em minha casa, tive a felicidade de ver a tradição das Janeiras ser cumprida neste ano de 2011.

Por volta das 21 horas, estava em casa com a família e comecámos a ouvir, ao longe, com alguns intervalos, o “cantar as Janeiras” que se fazia pelas ruas, de porta em porta. O som das vozes, das concertinas, dos ferrinhos, do tambor e das guitarras aproximava-se cada vez mais da nossa casa e, pelo som, dava até para saber em que ponto da vizinhança vinha o grupo de cantantes.

Quando o grupo de 12 janeireiros chegou jundo do portão de nossa casa, os cantares repetiam os mesmos versos que já conhecíamos de anos anteriores, e que dentro de casa, ouvimos em silêncio, tendo tido o cuidade de acender, previamente, as luzes no exterior da casa, nomeadamente nas varandas, escadas e junto do portão, como que a dar as boas vindas ao grupo.

Cantaram e encantaram! Algumas crianças estavam trajadas a rigor, com roupas típicas dos ranchos folclóricos - pescadores, agricultores, pastores, varinas - o que sempre é muito agradável de ver.

Foi um momento mágico quando abrimos a porta e vimos todos aqueles rostos sorridentes a olhar para nós. Aos mais pequenos, como é tradição, logo ali, na rua, demos guloseimas, bombons, chocolates, enfim, os doces que tínhamos em casa. A todos, cantores e músicos convidamos a entrar. Todos entraram na grande cozinha, que se fez pequena para receber os inesperados convidados e todos se sentaram. Uns em volta da lareira, outros em volta da mesa. Comeu-se "as sobras das festas": bolos, rabanadas, linguiça, paio, bom pão e bebeu-se bom vinho tinto maduro.

E como já diz o ditado popular, “merenda comida, companhia desfeita”, o grupo de cantantes saiu e foi “apregoar em outra freguesia”.

Foi muito bom poder assistir de um maravilhoso momento como este. Até ao próximo ano, queridos janeireiros, quando voltar a visitar a nossa terra! Amanhã regressarei à minha segunda pátria, verde e amarelo são suas cores. Mas a bandeira vermelha e verde estará sempre no meu coração.

*

"As Janeiras”, “Cantar as Janeiras” ou “Cantar os Reis” é uma tradição antiquíssima que é recriada anualmente em quase todas as aldeias, vilas e cidades portuguesas, especialmente em Trás-os-Montes e nas Beiras, com início no dia 1 de janeiro e término no dia 6, dia de Reis.

Consiste no cantar de músicas por grupos de pessoas desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão pelas ruas, de porta em porta, cantando e pedindo aos residentes as sobras das festas natalícias ou natalinas. Hoje em dia, essas "sobras" traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Este tipo de tradição é um momento de convívio anual, reunindo à noite dezenas, às vezes centenas, de participantes em cada grupo. Cantar, dançar e celebrar o novo ano são as palavras de ordem num percurso que passa por todas as ruas da terra.

As pessoas visitadas são, normalmente, muito receptivas aos cantores. Os janeireiros, em bonitos versos alusivos à quadra, cantam assim

CANTAR AS JANEIRAS

Boas noites, meus senhores,

Boas noites queremos dar,

Vimos pedir as Janeiras,

Se no-las quiserem dar.

Inda agora aqui cheguei,

pus o pé nesta escada,

logo o meu coração disse,

que aqui mora gente honrada

Vamos cantar os reis,

nesta noite de janeiro,

certo é que nos quereis dar,

a linguiça do fumeiro.

Quem tem a candeia acesa

está dentro de casa concerteza

com rabanadas, pão e vinho novo

matais a fome à pobreza

Nós não vimos pelas Janeiras

nós Janeiras já trazemos

vimos pelas obrigações

que a esta casa devemos.

De quem é aquele chapéu

que além está dependurado

é do dono desta casa

que é bonito como um cravo.

Viva lá senhor... (o nome do dono da casa)

usa o seu chapéu direito

quando vai pela rua fora

todos lhe guardam respeito.

Viva lá senhora... (o nome da dona da casa)

raminho de salsa crua

quando chega à janela

nasce o sol e põe-se a lua.

Viva lá menina... (o nome de uma menina da casa)

sua face é como romã

seus olhos são mais galantes

do que a estrela da manhã.

As Janeiras são cantadas

do natal até aos reis

olhai lá por vossa casa

se há coisa que nos deis.

Se no-la quereis dar,

fazei-o já a seguir,

que somos de longe terra

temos pressa em partir.

(Se ouvem passos, cantam sem mais demora:)

Alegrai-vos companheiros

Que eu já sinto gente a andar

É a senhora desta casa

Que nos vem a convidar.

(Se a dona da casa corresponder, agradecem, desde logo, cantando:)

Ó que estrela tão brilhante

que vem dos lados do norte

à família desta casa

Deus lhe dê uma boa sorte.

Mas sempre houve e haverá alguém mais "carrancudo" que não recebe bem os janeireiros. E também há os que não abrem a porta. A esses, cantam-lhe uma quadra mais ou menos assim:

Trinca martelo

Torna a trincar

Este barbas de chibo

Não tem nada para nos dar!

Ana Flor do Lácio (04/01/2011)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 05/01/2011
Reeditado em 05/01/2011
Código do texto: T2709873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.