“RESPEITO”

É uma palavra simples, com apenas oito letras, mas que tem um valor muito grande para quem sabe o que significa.

Existem várias formas de respeito: pelos mais velhos, pelos pais, pela pátria, pela farda, pela religião, pelos chefes, pelos professores, etc. Mas, o maior entre todos, é o respeito pelo próximo, que na grande maioria das vezes, não é respeitado.

Esse respeito tem de haver em qualquer lugar e ocasião. Só para exemplificar, pode ser no transporte coletivo, quando devemos dar assento aos mais velhos, ou ainda, na maneira educada de cumprimentar uma mulher, ou até mesmo, puxar a cadeira para que ela possa sentar-se em um restaurante. São várias formas e maneiras de se mostrar respeito.

O grande problema vem dos mais novos, que dentro de sua inata rebeldia, se acham os donos do mundo, com direito a fazer o que bem entendem. São nos pequenos gestos que se conhecem as pessoas, sejam jovens ou velhos, ricos ou pobres, sãos ou enfermos, e assim por diante. Dizem que educação se traz do berço, mas o respeito é adquirido. Quem não respeita a si mesmo, jamais será respeitado pelos outros.

Existe um ditado que diz assim: “o seu direito começa quando acaba o meu”.

Como dizia meu saudoso pai, para bom entendedor pingo no i é jota.

José Aresta
Enviado por José Aresta em 06/01/2011
Código do texto: T2712919
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.