Cacique de Ramos ou Bafo da Onça ?

Amigos !

Para mim sempre foi dificil escolher entre um e outro.

Essas agremiações ( Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro ) me deixavam em cima do muro, porque cada qual tinha seu glamour.

O Cacique de Ramos que tinha por norma desfilar com o contigente todo fantasiado de índio, eu achava aquilo lindo demais, me remetia a infância brincando de forte apache.

O bafo da onça já era aquela coisa bem nossa amazônia, tôdas as fantasias era com tecidos de oncinha, nas cores preto e amarelo ( dourado ) ficava lindo na avenida.

O Bafo tinha algo especial para mim.

Primeiro de tudo porque era próximo de minha casa.

Eu morava em Santa Tereza, e a sede do Bafo era e ainda é no Bairro do Catumbí, centro do Rio, próximo ao Sambódromo.

Segundo: As rainhas e princesas do Bafo da Onça eram as mulatas que não estavam no mapa, muitas delas se tornaram mulatas do Sargentelli.

Lembram da Adele Fátima ?

Pois é, é só uma para citar.

Um dia namorei uma princesa do cortejo real.

Grande Beth, sambava prá caramba.

Geralmente os maiores sambas do Bafo da Onça foram compostos pelo já falecido Osvaldo Nunes.

Lembram dessa ?

- É nessa onda que eu vou, é nessa onda Iaiá, é o Bafo da Onça, que acabou de chegar.

Só uma delas prá relembrar.

O Cacique de Ramos, já era diferente, mais intelectualizados, que deu os maiores nomes do samba até hoje.

Então vejamos: Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, o pagode na Tamarineira, tudo isso presidido pelo eterno Presidente Bira e apadrinhado pela Beth Carvalho.

O cacique de Ramos desfilava separando homens e mulheres em alas.

Primeiro a tribo de mulheres guerreiras e a seguir bateria e carro de som só então a tribo dos guerreiros de Ramos.

Tanto Banfo da Onça e Cacique de Ramos desfilavam com cordas.

Os desfilam eram no centro da cidade, geralmente Av. Rio Branco, e trajetos que a prefeitura planejava.

Por anos não houve desfile.

Para minha tristeza.

E de muitos foliões.

Coisas de Politica, sei lá.

Aos poucos vejo renascer uma coisa que estava perdida lá no fundo das tradições Cariocas.

Espero ver no Sambódromo na sexta-feira que antecede o carnaval

o desfile dessas agremiações.

Sem valer nada, mas sim para mostrar ao resto do país a empolgação carioca, tanto quanto a da Bahia e outros estados.

Se tiver desfile, eu o Demola, Marlo, DJ Kiss Douglass, Mesopotamia Luiza, Pasqualina Clarck, Flavitcha, Nabila, George V, etc etc

Estaremos lá desfilando por ambos.

Aposto que vários artistas tambem:

Beth Carvalho, Junior, Benjor, Aragão, Martinho, Mart`nalia, Alcione e quem mais vier.

Os Bons tempos voltaram, quero dizer:

Os Bons Carnavais Cariocas estão de volta.

O Rio de Janeiro continua lindo

e continua sendo...

Visitem meu site

http://allegretti.webs.com

contatos ambra55@hotmail.com

Canal youtube ( mateusambra )

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 07/01/2011
Reeditado em 29/08/2011
Código do texto: T2714065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.