O SONHO DE ÍCARO!

“Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar”. (MITOLOGIA GREGA)

De minha infância longínqua, lembro-me de um episódio marcante. Depois da escola passava a maior parte de meu tempo livre na rua brincando com outras crianças. A “nossa turma” costumava se encontrar em um barzinho perto de minha casa. Em uma dessas reuniões, ficamos sabendo que viria do Rio de Janeiro, um acrobata passar uns dias de férias em nossa cidade.

Na oportunidade, ficaria hospedado na casa de um amigo nosso apelidado de SAVUKA. Esse artista faria uma única apresentação para poucas pessoas. Foram colocados alguns convites a venda para referido evento. Constava no impresso: ser um show de pára-quedas, o preço e local da apresentação. Estranhamente, o endereço do Show era o mesmo da casa desse conhecido nosso, mas como ele era um menino conhecido pelas suas excentricidades, o detalhe não chamou muito atenção da garotada.

No dia aprazado, fomos todos para o local da apresentação. Na porta fomos recebidos por SAVUKA que depois de receber o dinheiro da meninada levou todos para o quintal e voltou para o interior de sua casa. Nossa ansiedade era grande. Afinal, ver um artista de perto era coisa inédita para maioria da platéia. O tempo foi passando e nada de apresentação. De repente, de dentro da casa sai uma pessoa vestida toda de branco, com um enorme guarda-chuva na mão. Quando se aproximou, percebemos tratar-se do próprio SAVUKA, em carne e osso.

Ele encaminhou-se para a mangueira mais alta do quintal e começou a escalá-la. A árvore deveria ter mais ou menos, uns 15 metros de altura. Quando chegou na “grimpa” abriu o guarda-chuva. Depois com habilidade e encostado em um dos galhos, abriu o referido guarda-chuva e assentou-se em cima dele. Posteriormente, segurando no cabo do para-queda improvisado, pulou lá de cima.

O show foi impressionante, a força do vento fez com que o pano do guarda-chuva arqueasse para cima, não resistindo a pressão do ar e SAVUKA voou como ÍCARO, mas para baixo. Contudo não soltou o cabo do quarda-chuva. Em poucos segundos de uma viagem vertical estatelou-se no chão, sendo prontamente socorrido pelos presentes. Toda essa aventura resultou em fratura de uma das pernas e um hematoma na face. Todavia, tendo em vista a altura da queda, poderia ter tido um desfecho pior. Algum tempo depois, ele mesmo achava graça de sua incrível façanha, dizendo que dá próxima vez faria melhor!

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 07/01/2011
Código do texto: T2714776
Classificação de conteúdo: seguro