E O RÁDIO CHEGOU!

E O RÁDIO CHEGOU !

No final do ano de 1.933, chegou a Calambau a energia elétrica que a população chamava de "luz elétrica".

Graças aos esforços do Pe Francisco Lopes, também conhecido por Pe. Chiquinho, junto ao Prefeito de Piranga, Dr.Miguel Batista Vieira (interventor), foi possível essa conquista. A energia era gerada em uma usina próxima à cidade de Senhora de Oliveira. Essa usina fornecia energia para Piranga e os distritos:Calambau,Porto-Firme e Brás Pires.

Com a chegada da "luz", Calambau entrou na "era do rádio". No início, poucas famílias adquiriram o receptor. Para mostrar ao povo a grande novidade, o Pe. Chiquinho convidou os moradores da zona rural a virem à cidade em um domingo, quando, após a missa das dez horas, lhes seria apresentada a grande atração: "O rádio". Quem nos relata esse encontro é o Sr.Lourenço, filho de Zezinho Porcino, que morava no Quenta Sol, mais precisamente, na fazenda que viria a ser de Antônio Custódio. Fiquei conhecendo o Lourenço há mais ou menos cinco anos, no Bar do Dézinho em Porto Firme. Contou-me que, naquele domingo, os moradores da região acordaram cedo, almoçaram e vieram para a rua (como eles chamavam o distrito). Foram à missa, ocasião em que o Pe. Chiquinho explicou-lhes o que era o rádio: uma pessoa falava lá no Rio de Janeiro e a gente a escutava aqui. O Padre falou, ainda, sobre as notícias que ele transmitia, bem como as músicas,etc. Após a missa, o padre dividiu a turma, ainda na Igreja, em dois grupos: um deveria ir para a frente da casa do Sô Ulisses Vidigal e o outro para a frente da casa do Sô Olívio. O Lourenço ainda menino, para ver melhor o aparelho, subiu no ombro de seu pai. Na porta daquelas casas foi colocado um caixote com o rádio em cima.

Na hora em que ligaram o rádio e ele começou a "falar" foi um alvoroço: uns gritavam, outros riam. Demorou para que o Sr. Ulisses e o Sr.Olívio conseguissem o silêncio. Depois de um certo tempo, relata o Lourenço, aparece o Manuel Paca (Mané Paca, como era conhecido) que olha para eles e diz:"Cambada de bobos, sair lá da roça para virem aqui ver esta caixinha falar...quem tá falando é o Sô Olívio que está escondido atrás do caixote...".

E assim chegou o rádio em Calambau, trazendo notícias, músicas e muitos outros entretenimentos para a população. O que acontece até hoje!

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 08/01/2011
Código do texto: T2717398
Classificação de conteúdo: seguro