OS DESAFIOS DA CONVIVENCIA COTIDIANA.

OS DESAFIOS DA CONVIVENCIA COTIDIANA

Eu estava convidando os hóspedes da Pousada para a ceia de natal. Um dos presentes quis saber do cardápio. Informei que teria entre outras iguarias, strogonof. Ele não titubeou e disse:

-Acho strogonof uma bobeira. Prefiro churrasco. Se eu não fosse tarimbada em gostar muito da minha auto estima, certamente teria ficado muito mal.

Cena recorrente em novelas são aquelas em que um dos personagens está vivendo intenso momento de dor e para confortá-lo alguém diz:

-Não fica assim , não fica assim...Como não ficar assim, se naquele momento não existem palavras que possam confortar? Tudo o que precisamos é ficar assim e que isso seja respeitado e não desqualificado. E a clássica frase: isso passa. Passa, eu sei, mas no momento crítico, o melhor é dar mão ou o ombro e dizer apenas: estou aqui, conte comigo.

Certo dia, conversando com uma pessoa conhecida ela me contava sobre uma situação que estava vivendo, idêntica a uma já vivida por mim. Para confortá-la eu disse: imagino o que você está sofrendo. Eu sabia por experiência daquela dor. E ela respondeu magoada: não, você não pode imaginar. Desde então digo apenas: nestes momentos o que nos ajuda é a fé, a amizade, os amigos.

Já cometi muitos erros de relacionamento mas aprendi com a Teoria da Inteligencia Emocional e com a Programação Neuro Linguistica, algumas atitudes básicas na arte de conviver. Uma delas é não usar frases deletadoras da comunicação tais como: Eu não disse? Eu bem que avisei ! Voce não me ouviu! O melhor é não dizer nada nesse momento. Ou ainda aquelas acusatórias tais como: você sempre... Tambem procuro conscientemente (treino) evitar o “não” nas minhas frases.Em vez de dizer : não esqueça de apagar luz, digo: lembre de apagar a luz.

Lembro agora de minha mãe adotiva de coração. Ela era extremamente rígida em seus conceitos e valores.Porem, não lembro de uma única vez em que ela tenha dito algo que afetasse minha auto estima. Ao contrário, ela me dizia:tu és uma menina bonita, inteligente,mas isso não é tudo.Esforço,para merecer da vida o melhor é o que deves fazer. Tornei-me adolescente, jovem e adulta, acreditando ser bela, inteligente e esforçada. E até hoje considero minha auto estima valiosa demais para permitir que quem desconhece as agendas da alma e do coração possa atingi-la.