OS AMIGOS NEM TANTO AMIGOS DO ORKUT

Temos angariado tantos amigos virtuais, orgulhando-nos, muitas vezes, pelo número deles no Orkut. Entretanto, não mais se cumprimentam as pessoas na rua, nem nos locais onde nos cruzamos com milhares todos os dias, sentando-se ao lado delas no ônibus e nem mais se olha para seus rostos. Porém, queremos colecionar amigos na internet. Para que?

Algumas pessoas têm milhares de amigos em suas listas do Orkut, mas sequer se dão ao trabalho de redigir alguma coisa para qualquer delas. Umas pessoas mandam muitos scraps (mensagens), enchendo a página de mensagens dos amigos, mas parecem sem cérebro, ou lhes custa muito pensar em algo para dizer, pois enviam mensagens prontas, que todo mundo manda para todo mundo, não tendo préstimo para dizer “oi!”, mas um oi que seja endereçado exclusivamente para aquele amigo.

Nem me dou ao trabalho de ler e responder a essas mensagens, pois sinto que nelas meus “amigos” não dizem nada especial para mim e não me interessa ser para meu rol de convivas tão “especial” quanto os clientes das lojas e bancos, que são vistos como meros números, nada mais do que perdizes a serem depenadas.

Além das inúmeras e mais manjadas tentativas de passar vírus da parte do rakers, o Orkut também fervilha de superstições e ingênuas crendices, sendo muitas as mensagens de “simpatia“, especialmente para se ficar rico, além daquelas que cobram atenção, onde se envia uma carinhosa e impessoal mensagem pronta, que já rodou o mundo inteiro, e solicita que o receptor envie a mesma mensagem para tantos amigos quantos tiver, incluindo o remetente, como prova de que é amigo de tantas pessoas, especialmente da que lhe enviou tal “bendita” mensagem. Se funcionar, logo esse correspondente receberá também a mesma mensagem dos tantos amigos para os quais enviou, sabendo então quão importante é para toda aquela gente. E daí ficará mesmo acreditando que importa alguma coisa.

Jamais confirmei se tais simpatias funcionam, nem as de enricar, nem as de saúde, amor, amizade, etc., pois acho de muito mau-gosto fazer uso do tempo e boa vontade dos outros em favor de própria tola insegurança. Acho que mais útil é preocupar-se quanto se tem sido amigo dos outros, quanto nossos amados e amigos podem contar conosco, em vez de perder tempo querendo saber quanto os outros nos têm sido amigos, pois amizade é uma atitude espontânea de iniciativa particular.

Já recebi dessas mensagens de muita gente conhecida, incluindo até parentes, que, embora morando na mesma cidade, jamais nos visitam, apensar que moramos no Centro da cidade e apesar de que vivemos a visitar nossos parentes, que sempre nos cobram que pouco os visitamos, mas jamais nos visitam.

Algumas pessoas possuem até mais de um Orkut e outras possuem bem mais do que dois. Tudo com o propósito de angariar mais amigos, mas apenas mesmo para ter números. Outras pessoas montam comunidades para ver quanto são importantes para as pessoas. Todos querem ser muito importantes para muita gente, mas não dão importância para ninguém. Entre as tantas comunidades inventadas, predominam as do tipo: “Sou amigo do(a) fulano(a) porque”. E, sedentas por ser importantes, as pessoas fazem dessas comunidades muito mais do que apenas uma, mas tudo para captar mais amigos.

Uma dessas abri, mas não com meu nome e nem querendo saber porque as pessoas são meus amigos. Dei-lhe o nome de Recanto dos Amaral, apesar de já existir outras tantas da família Amaral com milhares de membros. Entretanto, não nego, também abri a minha com vistas em ser importante para algumas pessoas. Porém, hoje estou certo de que se convidar os membros da minha comunidade para serem meus amigos no Orkut a maioria recusará porque não lhes sou conhecido. Isso mostra que as pessoas entram para as comunidades apenas para ter o ícone de mais uma comunidade em seu rol de ícones. Na verdade não estão interessadas em mostrar interesse por ninguém.

Uma das coisas que mais me deixa estupefato no Orkut é a preocupação de muitas pessoas com a privacidade, parecendo assim que os outros navegadores poderão atacá-las no Orkut e arrancar-lhes o pescoço, podendo pôr-lhes uma arma na cabeça, render toda a família e saquear o cofre. Há uma preocupação insana de muitos quanto aos que vêem suas fotos, seus scraps, seu perfil, seu nome, etc.. Isto é fabuloso. Penso que uma das duas coisas acontece com tais pessoas: ou têm muito a esconder, ou se acham as pessoas mais importantes do mundo. Tenho nojo de atitudes assim, bem como me enoja quando o interlocutor ao telefone não tem a cortesia de cumprimentar antes de saber o nome de quem originou a ligação. Desligo na cara sem dizer mais nada, pois acho isso muita avareza e falta de educação. Não há como pôr alguém em nocaute por telefone, tampouco se poderá fazer isso por internet.

Tive que deixar um depoimento no fórum da minha comunidade pedindo para uma jovem paraguaia abogada de los Amarales publicar-me seu e-mail porque para solicitar-lhe amizade no Orkut é preciso saber o endereço de sua caixa postal. Ora! Para essas pessoas o Orkut serve apenas para vinculá-las a pessoas com quem já têm vínculo e não para conhecer outras pessoas. E essa moça é membro da freguesia da minha comunidade e eu mesmo não tinha como enviar-lhe uma mensagem sequer. Tive tanta raiva dessa atitude que por pouco não a excluí da comunidade.

Isto é de última. E o pior é que o Orkut está cheio de pessoas assim, que querem fazer da rede seu quarto de dormir. Não se tocam que privacidade se tem em casa. Não sei para quê querem estar na web se internet é para propagação e não para restrição. Para mim, internet é como andar na rua. Então vou proibir que me olhem e querer admiração de todos.

Por tudo isso, cheguei mesmo a ter muito nojo do Orkut e somente não deletei meu espaço em consideração a algumas pessoas. E por causa dessas pessoas deixei todas as outras. E até já tinha feito também uma página do Badoo, mas deletei, pois chega dessas banalidades. Na verdade, tanto Badoo, quanto Orkut, e muitos desses portais não servem para nada, a não ser para guardar as fotos como faço no Orkut. Mas as fotos também guardo em muitos outros lugares. Entretanto, estariam bem mais seguras se estivessem impressas em papel fotográfico num belo e cafona álbum antigo, pois internet é virtual e, como tal, é volúvel, é volátil, podendo apagar e nunca mais voltar. E bem assim são a maioria dos amigos do Orkut, virtuais como a internet, inexistentes como a virtualidade.

Wilson do Amaral

Autor de Os Meninos da Guerra, 2003, e Os Sonhos Não Conhecem Obstáculos, 2004.