RIO, RÁDIO e CANÇÕES

Para quem nasceu em Calambau,interior de Minas,o sonho acalentado era conhecer o Rio de Janeiro. Na década de 50,o nosso meio de comunicação com o mundo era através do rádio .E eram as rádios do Rio que melhor penetravam nessa cidadezinha da zona da mata mineira.Por meio delas sabíamos da existência do Cristo Redentor,do Pão de Açucar,das praias de Copacabana,Ipanema,Leblon e várias outras.Das escolas de samba,do Maracanã,da Quinta da Boa Vista e outras infinidades de atrações.No carnaval, chegavam para nós as revistas com as letras das marchinhas carnavalescas:Chiquita Bacana,Pirata da perna de pau,Estrela Dalva,Papai Adão,Praça Onze,Taí e dezenas de outras.Aos domingos,após a "Hora do Pato",programa de calouros da Rádio Nacional,a turma ficava na expectativa da transmissão dos clássicos do Maracanã,também na Nacional,na voz de Jorge Cury.Todos sabíamos a escalação dos "nossos" clubes cariocas.Havia um único torcedor do Bonsucesso,que sabia tudo sobre o seu time.Antônio Cordeiro comandava o programa "No mundo da bola" ,noticiário esportivo dos mais famosos.Em 1957,quando tivemos a oportunidade de conhecer o Rio,ficamos deslumbrados com a realização do nosso sonho.Ficamos hospedados na casa do primo Feliciano,em Botafogo.Quando saímos para visitar a cidade nem precisamos de cicerone,pois tudo o que víamos era a confirmação do nosso sonho.Quando vimos a praia de Copacabana,veio logo em nossa mente:"Copacabana,princesinha do mar..." Em Ipanema:"Olha que coisa mais linda,mais cheia de graça..." Em Jacarepaguá"Com chuva ou sem chuva eu vou pra lá.." Na Barra:" Prá pic-nic na Barra da Tijuca, ou, prá fazer um programa no Juá,menina vai... Na Confeitaria Colombo :" O velho na porta da Colombo,era um assombro sassaricando..." E por aí vai.Cada ponto daquela Cidade Maravilhosa despertava em nós a lembrança de uma música ou de um acontecimento histórico,político,cultural,esportivo e outros.Para mim a coisa mais importante do Rio é o seu povo:alegre,brincalhão,acolhedor e de bem com a vida.Nordestinos,mineiros e paulistas eram os principais alvos de suas piadas alegres e bem boladas...Quando visitei o Convento dos Beneditinos tive a impressão que estava na porta do Céu...A Central do Brasil era a artéria que jorrava o pessoal das veias que compunham os diversos suburbios cariocas.Todos vinham para o trabalho,estudo e para resolverem alguns problemas na cidade.Rio,dos famosos teatros,museus,bibliotecas e famosas escolas.Por tudo isso,tenho o orgulho de ter nascido em um país cujo cartão postal é o nosso querido Rio de Janeiro.Agora me vem à mente aquela linda melodia:"Rio de Janeiro,gosto de você,gosto de quem gosta deste céu,deste mar,desta gente feliz..."

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 14/01/2011
Código do texto: T2729384
Classificação de conteúdo: seguro