É triste ser racional?

Conversando com um amigo, foi-me levantada essa questão. A minha resposta foi baseada no que sinto, embora tenha sido instantânea e espontânea. Prova de que, quando se reflete nos assuntos de antemão, você consegue expressá-los com sentimento sem perder a coerência.

Foram as pessoas racionais (tristes ou não) que inventaram lâmpadas, tubos de raios catódicos, condutores elétricos, estruturas físicas que servem de moradia e local de trabalho, feitas a partir de materiais aparentemente inúteis ao ser humano. Um ser irracional tentaria comê-los.

A ciência é guiada pelo racionalismo e não acho triste quando air-bags salvam as pessoas, ou quando uma nova vacina é criada. Também não acho triste quando avançam as pesquisas de células tronco, que um dia possibilitarão que pessoas hoje presas a uma cadeira de rodas ou a macas andem novamente. Não meu amigo, ser racional não é ser triste, e, se mesmo que alguns racionais sejam tristes, é para o bem da humanidade. A verdade que não cala é que, se fôssemos todos irracionais e crentes, não teríamos saido da época das cavernas. Estaríamos sofrendo de tuberculose e malária, debaixo de tendas, rezando para nosso deus-da-boa-sorte nos trazer a tão esperada chuva de verão, para regar nossa horta cheia de abrolhos. Isso sim seria triste.

Prima
Enviado por Prima em 16/01/2011
Código do texto: T2733066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.