QUANDO PESSOAS SÃO AMIGAS (2ª EDIÇÃO)

QUANDO PESSOAS SÃO AMIGAS

(2ª edição)

Quando pessoas são amigas a primeira atitude que tomam para lidar com a difícil tarefa da convivência amiga, no meio de tantas diferentes formas de convivência, é a honestidade. Mesmo que venha através de expressões sinceramente confusas ou de silêncios francamente inevitáveis; mesmo que a honestidade venha com a distância saudável, que não é afastamento. Mesmo que a honestidade venha sem saber como, mas com sua presença garantida no ar, no olhar, na lágrima, no riso... Não importa. A primeira arma do bom combate dos amigos é a honestidade porque acompanhados por ela quaisquer sentimentos, quaisquer atitudes podem, no mínimo, ser transformados em respeito. E enquanto houver respeito há confiança. E enquanto houver confiança a amizade permanece.

Quando pessoas são amigas elas não precisam deixar de se transformar, até porque isso é impossível, pois pessoas são forças, são pura metamorfose. O que uma pessoa amiga faz: é não deixar de ser digna. Pessoas amigas transformam-se em qualquer coisa sem perder a dignidade. Sabem ser sinceras e críticas sem deixar no outro o rancor. Quando pessoas são amigas a árvore do rancor não encontra adubo porque as palavras e os gestos amigos podem até nos deixar tristes às vezes, mas não nos deixam com raiva.

Quando pessoas são amigas a admiração pode correr solta sem correr o risco de se chegar à inveja porque esta precisa de atitudes desonestas. Tudo bem, eu sei que ninguém inveja aquilo que não admira e que da admiração para a inveja, quando falta caráter, é um pulo, mas sei também que quando se é honesto com os motivos que causam a admiração, os motivos da inveja não aparecem, por mais que sobrem motivos de admiração. Pessoas amigas admiram com uma honestidade tão lúcida que trocam virtudes sem sequer perceber, sem saber como. O invejoso quando admira alguma coisa ou alguma virtude não percebe aquilo como parte dele. Ele vê como uma ausência e por isso almeja alcançá-lo, sofrendo com sua carência e com a posse do outro; ao passo que uma pessoa amiga, ao admirar uma virtude ou uma coisa, participa daquela felicidade no simples ato de admirar. O admirador amigo se sente parte integrante do outro e o fato de o outro ter algo é para o amigo motivo de orgulho, de prazer. Um prazer que se vê nos olhos quando um amigo fala do outro.

Quando pessoas são amigas não é preciso pedir segredo de nada, pois elas sabem que o valor dos assuntos guarda o valor das pessoas... Amigos sabem que valores não se jogam fora...

Quando pessoas são amigas elas sabem conviver com a dificuldade das contradições humanas.

Quando pessoas são amigas, elas são capazes de amar coisas ou pessoas diferentes umas das outras sem se dividirem por isso.

Quando pessoas são amigas nem as coisas que elas mais amam alteram o respeito entre elas.

Pessoas amigas conseguem ser inteiras e íntegras umas com as outras sem se desfazerem do resto do mundo.

Se você encontrou alguém com o qual você consegue ser inteiro sem que diminua a sua relação com tudo o que você ama, você encontrou um amigo.