A SOCIEDADE E O JORNALISMO INVESTIGATIVO

Recentemente algumas imprensas do mundo afora têm sofrido sérios e constantes riscos quanto à sua ampla liberdade de expressão e de informação, e ultimamente, como fã do amplo e irrestrito jornalismo, ando entendendo muito bem o porquê deste fato.

Claro, não é a toa que principalmente o seguimento do jornalismo investigativo tem despertado um certo incômodo n'alguns governos, porque é exatamente ele que tem prestado um serviço impecável ao direito de informação das sociedades, sem o qual, jamais saberíamos das ocorrências dos tantos bastidores sociais e políticos.

Ontem tive a oportunidade (triste!) de assistir à reportagem duma televisão aberta aqui de São Paulo, aonde a repórter Ana Paula Padrão nos mostrava a situação duma comunidade carente do nosso litoral Paulista.

Só não caí das pernas porque estava sentada!

Meu Deus, mas o quê é aquilo? Aquele cenário teria algum " remendo" social? Há algo que possa ser feito? Quem poderia nos responder?

Crianças pequeninas, adolescentes, todos tão precocemente inseridos num contexto social precaríssimo e de drogadição a correr solta, cenas de arrepiar. Certamente não devem estar nas escolas.

As crianças têm uma fala diferente, parece que pronunciam um dialeto da nossa língua, jovens expressam intenso sentimento de desvalia, de agressividade, numa ampla falta de perspectiva humana.

Será que as autoridades têm o conhecimento daquilo? Seria esse o futuro que planejamos para as crianças e portanto para o País?

Parecia um outro mundo! Um abandono total da nossa infância!

Em poucos minutos tive a impressão de que uma geração inteira de crianças e jovens que ali estão inseridos não terão mais acesso à cidadania, só um milagre reverteria o que nos foi mostrado, e penso que aquela reportagem é apenas uma pequena e triste amostragem dum descaso de território bem mais amplo.

É, muito difícil aceitar tudo aquilo.

Dentre tantas tragédias agudas, parece que temos uma perene tragédia plantada no nosso futuro.

Pessimismo? Não, apenas comento a realidade que meus olhos viram pela televisão, e o inconformismo do meu entendimento...que não consegue aquilo entender, todavia, ainda consigo me indignar.

Parabéns aos repórteres que fazem muitos papéis sociais, inclusive o de nos mostrar o que muitos tentam nos esconder.