Deixemos acontecer

Às vezes me pergunto: por que viver do presente não é o suficiente? As pessoas sentem falta do passado, tornam-se insatisfeitas com o presente e fazem mil planos para o futuro. Mas por que, diabos, o amanhã sempre fica em tempo do hoje?

O fato é que os planos do futuro tomam o espaço do agora. E lamentamos o presente, com a ânsia de sermos melhores depois, de vivermos mais felizes no dia seguinte, porque hoje... Hoje não dá mais tempo.

Então, construímos um mundo à parte, mais colorido, cheio de perspectivas e juramos que vamos fazer tudo diferente. Amanhã. E aí, o desastre está feito: rompemos com o presente, idealizamos o futuro e pronto. A fantasia acabou mais uma vez. O futuro virou presente e parece que os planos que um dia fizemos, transformaram-se em um monte de cinzas.

Por isso que a nossa vida é esse mais ou menos enjoado e que as coisas nunca acontecem como deveriam acontecer. É por isso que não conseguimos aquele super emprego, que não mudamos o comportamento com a família, que não fazemos aquela viagem que estávamos planejando durante tanto tempo, que não nos deixamos apaixonar ou que não damos certo com aquele amor que um dia dissemos que era pra vida toda.

É porque fazemos planos demais. E planejar a vida, estraga tudo. É não deixar acontecer, é estar despreparado para o que não estava agendado, é tornar utópico o que poderia acontecer naturalmente, é destruir com um futuro brilhante, quem sabe. É não permitir que a nossa vida tome um rumo inesperado e é não ser feliz com o que mundo nos dá, porque almejamos o que nem sempre é possível. Imaginar é uma coisa. Exigir de um futuro que ainda não existe, é outra, bem diferente. Sonhe, mas, também, deixe acontecer.

pann
Enviado por pann em 26/10/2006
Código do texto: T274111