BENEDITO NOVO, RAINHA DO TURISMO.

Mais uma vez, venho dar vazão à história e a cultura de uma cidade conhecida como a “Rainha do Turismo”, a minha cidade natal Benedito Novo, que fica no estado de Santa Catarina. Confesso que nasci nesta cidade, mas retornei na adolescência, e residi poucos anos.

Benedito Novo é uma cidade em lento desenvolvimento, também escassa em mão de obra qualificada. Sem falar da vida no campo, em que a metade da população ainda divide o seu trabalho com a indústria e a agricultura. A cidade tem mais de 9.800 habitantes em seus 16 bairros distribuídos que foram lembrados, e sem falar dos que não conheço e que não serão mencionados: Centro, Ribeirão Ferro, Ribeirão dos Russos, Ribeirão Prochnow, Ribeirão Pinheiro, Ribeirão Tigre, Ribeirão das Antas, Rio Fortuna, Baixo Santa Maria, Santa Maria, Ribeirão Carvão, Alto Benedito, Barra São João, Alto São João, Ribeirão Liberdade, Ribeirão Zinco...

A cidade de Benedito Novo esconde valiosas fontes, cascatas e campos. A população é ainda regada de tradições do passado, rica de culturas e costumes. Colonizada por italianos, alemães e poloneses, ainda mantém viva a linguagem materna.

Há um local lindo demais, e talvez o ponto referencial do turismo na cidade, é a Cascata Ribeirão Zinco, 72 metros de altura.

No entanto, falar de Benedito Novo como “Rainha do Turismo”, deixa no ar a incógnita de como chegou a ser nomeada desta maneira. A franca verdade, a cidade é ligação para as cidades vizinhas que possuem pontos turísticos. Benedito Novo não tem um trabalho desenvolvido para o turismo, ela simplesmente se vangloria pela beleza natural, dos seus verdes, dos seus riachos; e das casas típicas em seu estilo enxaimel. Se houvesse um trabalho mais sério talvez desenvolvesse um turismo ecológico. Sei que posso estar exagerando, mas dificilmente você encontra um folder informando com mais detalhes os pontos turísticos de Bendito Novo. Os poucos anos vividos nesta cidade pacata me fizeram enxergar o quanto o seu desenvolvimento é parado.

Benedito Novo é a natureza, um lugar encantador! Alguns turistas corajosos se aventuram aos esportes radicais como rapel e canoagem.

Se você gostou, venha conhecer Benedito Novo!

23.01.2011

*Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!