O homem e o futebol

Fazendo uma grosseira analogia da vida entre o homem e o futebol, encontramos muitas peculiaridades empíricas, principalmente se compararmos a um time de futebol seus jogadores e suas posições em campo.

Um time para vencer o campeonato, precisa vencer o maior numero de jogos possíveis, para ter certo numero de pontos a mais que os seus adversários e ficar numa posição confortável na tabela.

Para que isso aconteça, à equipe precisa estar afinada e ter feito uma boa pré-temporada os atletas tem que estar bem física e psicologicamente, tem que estar motivado e principalmente vestir a camisa suá-la mesmo.

E com tudo isso, não significa que no final da temporada ele se consagre campeão, mais já é meio caminho andado e figurara entre os favoritos ao titulo com certeza. Assim é o homem, quando nasce ele já vai para o jogo e o jogo da vida é um longo e difícil campeonato e para vencê-lo ou ficar confortável na tabela, ele precisa estar preparadíssimo, pois o adversário é cruel e não da mole não.

Tal como o jogador, o homem também precisa de uma excelente pré-temporada e isto só se consegue, a partir da educação e é com essa formação intelectual e profissional, que se molda um ser humano para a vida.

E agora analogando as peculiaridades, eu comparo o goleiro á aquelas pessoas quem agarram as oportunidades e como os bons goleiros como se diz no jargão futebolístico pegam até pensamento nada lhe escapam.

Aos zagueiros eu comparo aquelas pessoas, que defendem seus ideais, suas conquistas, são trombadores bruscos e de vez em quando levam um cartão amarelo para por as barbas de molho e às vezes até um cartão vermelho porque, tal e qual o futebol, na vida também existe regras a se cumprir e o supremo é federal nestas questões não é por maldade não mais as suas atitudes o condenam.

Não querendo ofender, nem menosprezar os atletas que atuam nessa posição em campo que no caso eu comparo a função de lateral á uma classe bem especial, os políticos são eles mesmos, pois transitam pelas beiradas dos campos e horas são de esquerda, horas são de direita e estão sempre embolando o meio de campo, arriscam-se no ataque e estão sempre levando bola nas costas, pois é meu amigo essa classe é flórida, é uma alcatéia de lobos famintos pelo poder, são iguais aos amigos da onça, não mostram os dentes mais estão loucos para morder.

Há o meio de campo, esses são umas figuras não aparecem tanto para a torcida mais são os destaques dos comentaristas são os verdadeiros carregadores de piano, atacam, defendem, armam as jogadas, enfim tornam o jogo mais dinâmico, há esses eu comparo com aquelas pessoas que assumem a bronca, correm atrás do prejuízo vão as ultimas conseqüências para resolver problemas no contexto em que estiverem inseridos.

Os atacantes, esses são os craques em campo e geralmente são as vidraças, prontas para receberem as tijoladas; E iguais a eles, existem aqueles que passam o tempo todo tendo que matar um leão por dia, para provar seu valor, mesmo na derrota e na adversidade, ainda assim continuam, sem se importar com as maledicências alheias seguem em frente sabendo que o que realmente importa é entrar em campo e jogar seu jogo e que vitoria ou derrota são conseqüências.

Todo bom time que se presa, tem em seu grupo os polivalentes aqueles jogadores que atuam em todas as posições em campo; a esses eu comparo todos os brasileiros que apesar dos pesares bate o escanteio e corre na área para cabecear, corre pelos quatro cantos do campo, onde não existe bola perdida mesmo com o juiz (políticos) fazendo de tudo para atrapalhar o nosso campeonato.

Kduborges
Enviado por Kduborges em 25/01/2011
Código do texto: T2752222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.