O valor das pequenas coisas - (ferramentas para desenvolver boas qualidades)
 
 
Filmes e livros sempre foram para mim ferramentas que ajudam no crescimento espiritual. E sendo acompanhados de trilhas sonoras, melhor é impossível.

Ontem recebi um e-mail muito interessante. Alguém me escreveu falando da qualidade de meus textos e do quanto gostou de lê-los. Anuncia ainda que, junto com algumas amigas, pretende montar uma exposição de filmes com o objetivo de levar adolescentes que amam o cinema a questionarem a própria vida. E me pede ajuda, relacionando filmes.

Meu primeiro pensamento foi: ela pediu a pessoa errada. Assim de cara, achei que não daria conta de fazer a relação. Mas lembrei-me então de um fato: o texto meu que ela cita não era uma resenha de nenhum filme – mas a resenha de um livro: O Clube do Filme. Disse que iria 
comprar. Vai valer à pena, principalmente para o propósito que a está movimentando. Então resolvi pedir socorro a outro livro, estático em minhas estantes há muito tempo: Cinematerapia para a alma – Um guia de filmes para todos os momentos da vida. É da Editora VERUS. As autoras são Nancy Peske e Beverly West.

Não resenhei esse livro simplesmente porque não o li todo. Mas não foi difícil fazer uma pequena lista, passando apenas pelo Primeiro Capítulo – Filmes para você brilhar. Afinal não é com isso que todo adolescente sonha?

São dez capítulos, em cada um a relação de filmes e os motivos pelos quais devem ser assistidos, além de inúmeras curiosidades.

Os filmes que escolhi para sugerir a minha leitora foram pensados em relação à faixa etária – adolescência: é nessa ocasião que mais precisamos desenvolver a auto-estima.

A): A voz do meu coração (Grace of my heart) - Um hino a resistência do espírito feminino. Quando basta sair da sombra de alguém para adquirir a auto-estima.
 
b) O dom da premonição (The Gift) - para aqueles que têm dificuldades em reconhecer seus próprios talentos 
 
c) Laura, a voz de uma estrela (The little voice) - Quando precisamos ver, as vezes se faz necessário fechar os olhos; quando não conseguimos localizar a nossa voz interior, as vezes é preciso ouvir o silêncio.

 
d) Harry Potter e a Pedra Filosofal (HP and the Sorcerr's Stone) - para sair do armário em q ficou preso debaixo da escada e aprender a controlar a própria vara de condão.
 
e) Os olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye) - documentário - Ensina a não desistência. (ainda há vida depois da tragédia)
 
f) O playground do diabo (Devil's playground)-  documentário - Para jovens que se sentem inseguros sobre o que realmente querem.
 
g) Tudo ou nada (The Full Monty) - para nos lembrarmos que todos têm algo de valor para agitarmos em um sábado a noite.
 
h) Por favor, matem minha mulher (Ruthless People) - Para quem está se sentindo em um porão velho e mofado se sentir encorajado a abrir uma janelinha para deixar entrar a luz.
 
São oito filmes, todos enfocados no tema geral
Uma luz para brilhar. Alguns eu assisti, outros, estou confiando nas autoras do livro. E é em respeito aos direitos autorais  que preciso ressaltar - as pequenas sínteses após cada filme, foram feitas a partir da leitura dos textos delas.