Pai e filho na escada rolante.
 
 
Na mesma escada rolante em que eu estava, iam um homem e um menino.
O homem falava alto e o menino esfregava os olhos vermelhos de chorar. Ouvi o pai dizer:
-Pára com isso cara, você já tem doze anos, se toca, ta querendo se aparecer?
Qual é?Você não é mais criança!
O menino argumentava:
-Mas pai, você nunca me deu um, sempre prometeu mas não deu, agora eu quero!
- Pára com isso, você tá querendo que eu te dê uns tapas aqui na frente de todo mundo! Cala a boca, vamos embora!
-Mas você prometeu! Pôxa pai!
O homem estava visivelmente irritado, a criança começou a chorar e soluçar baixinho.
Saímos da escada.
Parei e fiquei olhando eles se afastarem...
Estragou meu dia, sou uma idiota, não posso ver esse tipo de cena que fico triste.
Sou capaz de apostar que em casa o pai diz que ele é criança, que não pode fazer isso, aquilo, aquele outro, tudo depende do momento e da conveniência, do pai bem entendido.
Já cansei de escutar isso, as crianças ficam bem tontas, sem rumo.
Custava o pai parar, olhar nos olhos do filho e calmamente explicar a situação e lhe dar um abraço de amigo?
Seria tão mais lógico!
Mas não, prefere atacar, e ataca justo quem está vivendo uma fase de transformação, de passagem da infância para a vida adulta, alguém que precisa encontrar a firmeza que os pais transmitem como o ar que respira. Criança é indefesa, adolescente então nem é bom falar, vivem um terremoto interior, precisa de amor e atenção vinte e quatro horas.
Esse menino pelo jeito vai ter problemas.
Como poderá se apoiar na firmeza que o pai deveria lhe transmitir?
Como confiar em alguém que falta com a palavra, e não explica claramente a ele o motivo pelo qual não pode cumprir o prometido?
Para piorar a situação ainda ridiculariza seu comportamento e deixa claro com ameaça física sua força superior de adulto e de pai?
Depois querem saber por que tantos jovens se consomem nas drogas, nas bebidas e na violência.
É simples, faltam limites, amor, tempo, carinho ou então sobra limites mal definidos e todo o resto!
Uma vez uma pessoa muito querida, o meu pai, profundamente sábio me disse:
“Filho é como moldar uma massa, se você aperta muito ela vaza entre os dedos, se você abre muito a mão ela cai, tem que saber apertar e abrir a mão na hora certa, essa medida só o amor te diz.”
Educar filhos é uma das tarefas mais difíceis e cansativas que a vida nos impõe, é trabalho de formiguinha.
Como eu gostaria de transmitir essa recomendação a todos os que são pais! Eu disse Pais com letra maiúscula e incluo Mães. É mais fácil e cômodo ignorar os erros, corrigir rotas da educação a que submete os filhos.Muitos terceirizam esse trabalho, e dá no que dá...
Me deu vontade de ir atrás deles.
Desisti!
Não posso evitar as minhas tristezas e nem de ninguém...
O que ouvi bastou por um dia!
Imagino o coraçãozinho do menino...
 
 
 
 
 
M.H.P.M.