COMO SE LIVRAR DA DEPRESSÃO

A depressão é um mal que atinge milhares de pessoas em todo mundo. As causas são muitas, mas principalmente nos dias de hoje em que vivemos num mundo louco, sem tempo para nada, correndo de um lado para o outro, deixamos de viver, para vivermos correndo atrás de adquirir cada dia mais bens materiais, status, e esta busca incessante gera a tão famosa ansiedade que é uma das maiores causas que leva a depressão.

A ansiedade é um mal estar que aperta o peito, atropela a vida e deixa o corpo cansado e a alma apavorada. O corpo entra em pânico e como num curto circuito bloqueia os neurônios e a pessoa não consegue raciocinar, aí, o desentendimento entre corpo e espírito é brutal, e este conjunto em desarmonia leva a tão conhecida doença do século, chamada depressão.

Ela atinge a todos, independentemente de nível social, raça ou credo. É um mal que corrói a alma, destrói sonhos e leva a pessoa a mergulhar num caminho muitas vezes sem volta, chegando até mesmo cometer suicídios, tamanho é o desespero que atinge estas pessoas.

É um mal que não pode ser visto, apenas sentido, por isso é difícil para as famílias de um depressivo lidar com a situação, pois ela é invisível aos olhos humanos e como todo ser humano só acredita naquilo que vê, a depressão quase sempre passa despercebida, chegando mesmo a ser tachada como frescura e exagero por parte dos familiares e das pessoas que o cercam.

O depressivo se fecha como uma concha em torno de si mesmo, e quanto mais ele se isola, mais a depressão se instala e como uma vela, ele vai se apagando aos poucos.

A pessoa que sofre desta doença precisa de ajuda, de carinho, atenção e cuidado. Precisa se distrair, orar, ter fé e acreditar que ela possa sair do buraco em que se encontra, sozinha ela não tem forças para lutar, porque a doença é na alma e no espírito, mas atinge também o corpo físico de uma forma apavorante.

Aniquila os desejos, a disposição e a esperança. A pessoa perde a vontade de tudo, e pequenos gestos que para qualquer pessoa normal é simples e corriqueiro, para o depressivo tudo é complicado e às vezes até mesmo impossível. Tudo que ele consegue fazer é com sacrifício e cada novo dia que amanhece é mais um pesadelo que vem pela frente, mais um dia de uma luta diária que parece não ter fim.

A oração, o apego em Deus, a crença de que tudo vai melhorar, é o caminho mais valioso para sair do fundo do poço, porque o depressivo, assim como qualquer pessoa que se encontra em dificuldades, seja financeira, amorosa, afetiva, tem que acreditar que no fundo deste poço tem uma mola propulsora que a jogue para cima, e esta mola chama-se Deus.

Só mesmo Deus para amparar as famílias destas pessoas para que tenham forças, determinação e fé, para aceitar que o depressivo precisa de ajuda, principalmente ajuda espiritual, porque toda cura tem que vir primeiro do espírito que sofre.

A cura tem que ser de dentro para fora, tratar primeiro o espírito e depois o corpo físico.

O tratamento médico, bem como a administração de remédios quase sempre é necessário, principalmente nas maiores crises, mas mesmo para que estes remédios façam efeito, é preciso acreditar neles, é preciso antes de tudo ter fé, e esta fé só é possível, quando levamos nosso pensamento a Deus e nos entregamos nas mãos DELE.

Neusa Staut

27.01.2011

Neusa Staut
Enviado por Neusa Staut em 27/01/2011
Reeditado em 30/01/2011
Código do texto: T2755577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.