Inquisição

Embora o termo nos faça lembrar a igreja católica, que foi a pioneira esta modalidade contra heresia, outras facções religiosas também adotaram tal prática e, mesmo que a história tente mostrar o contrário, governos também fizeram uso dela para combater qualquer um que ousasse se opor aos costumes religiosos considerados mais acertados em cada época.

A igreja católica iniciou essa prática por volta do século XII com a criação de instituições que tinham como prioridade ‘limpar’ a idolatria que fora trazida por povos com seus costumes e culturas variados. Um exemplo do tipo de culto que se prestava naquela época era a adoração de plantas e animais, além de outros símbolos da natureza.

Um dos primeiros grupos que mais se destacou foi o da “Milícia de Cristo”. Seu combate à heresia variava de torturas medievais a fogueiras para questionar e descobrir os adeptos de práticas diferentes das que pregava a igreja que, até então era hegemônica. Ou pelo menos pensava ser.

Já na caça às bruxas a perseguição não foi feita pela inquisição, mas, sim, pelos Estados. Pelo menos é o que mostram certas pesquisas. Não sei se são realmente confiáveis, dada a história do catolicismo em si.

Inclusive há indícios de que grupos protestantes também fizeram uso da inquisição (dos métodos) para expurgar hereges.

Do ponto de vista desses loucos, a tortura era uma maneira de libertar a pessoas da má influência e, com sua morte, trazer a purificação.

Só o fato de um grupo que tem poderes de liderança se aproveitar disso para entrar em nossas casas com uma série de perguntas relacionadas às crenças, práticas e outras já é repugnante. Ainda atribuir essa conduta animal à vontade divina torna insano o fato.

É muito fácil para o ser humano se distrair, principalmente em se tratando de sentimentos. A igreja (todas elas) faz realmente caridade e, com isso, esperam que esqueçamos a maldade aferida por suas mãos aos povos que praticavam um tipo de adoração simplesmente diferente. Adoração, no meu ponto de vista, ficou marcada pela intolerância, ódio e inveja.

Seria ignorância dizer que não existe sabedoria na bíblia, talvez maior do que dizer que ela é uma carta de deus para os homens. Não, ela não veio de deus e não, ela não é inútil. É preciso haver um meio termo lógico nisso tudo.

Curioso que na própria bíblia as caças eram realizadas pelos inimigos. Nunca mencionaram os seguidores de Cristo perseguindo ninguém. A não ser erradamente. Como nunca viram isso? Será que leram errado quando Jesus curou a orelha do solado que veio prendê-lo? Acho que nem leram. Também não leram nada sobre o dilúvio, pois, se o tivessem feito, logo teriam percebido a incongruência.

Hoje em dia sempre sinto um vazio enorme quando penso que tanto sofrimento, foi só para provar algo que não existe e, se existe, realmente não se importa com o que fazem aqui. Pessoas foram torturadas e morreram por serem diferentes. Eu, nessa época, teria o mesmo destino. Não sei se sou mais feliz por ter vivido nos dias de hoje sem lutar.

Prima
Enviado por Prima em 27/01/2011
Código do texto: T2755617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.