31 - On va danser ce soir?

Como por toda a França, em Neaufles – Saint Martin, o ‘14 de Juillet’ começa a partir das nove da noite do dia 13.

O título desta crónica, partiu de uma pergunta do Michel, já não sei a propósito de quê, mas, disso lembro-me perfeitamente bem, em todo o caso, foi antes de chegarmos ontem a Evreux. Talvez o deva traduzir para português, nem todos têm a obrigação de saber francês, e talvez o deva fazer de uma forma aproximada, algo como: vamos dançar logo à noite?

O cartaz afixado na porta de entrada da padaria de Neaufles, anunciava a festa a partir das 21 horas. Na festa, come-se, bebe-se, ouve-se música, dança-se e assiste-se a um espectáculo de pirotecnia que alia a luz e o som.

Envio uma mensagem de resposta, estou sempre em contacto com os meus filhos, a primeira dança é contigo Filipa, está prometida, até lá danço comigo. Responde-me: Igualmente.

Não sei bem como vou começar, mas sei que gostaria de regressar a casa depois do fogo de artifício com alguma ideia sobre a festa. Peço uma cerveja, bebo no espaço de três horas, umas três ou quatro ou cinco ou seis cervejas pequenas e com pouco álcool, tomo notas, estou ao lado da ribeira Lèvriere, tiro fotografias, falo com pessoas.

Afinal, segundo o Maire, mais de metade do povoado, sobretudo jovens, está aqui. Muito diferente da festa oficial do dia 14 no Arco do Triunfo ou das nossas do 10 de Junho e do 25 de Abril em Portugal.

Aqui é festa popular. Aí, é uma dor de alma.

Mário Moura

Neaufles – St. Martin, 13 de Julho de 2010

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 28/01/2011
Código do texto: T2757050
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.