DO AEROPORTO DE FUSCA BRANCO

No Aeroporto

Certa vez esperando um amigo no aeroporto, vendo aviões subindo e descendo, lembrei-me de Mário Quintana e de um poema que ele publicou no seu Caderno H, do Correio do Povo. Não deste de hoje, mas do verdadeiro Correio do Povo, e das vezes em que sentei ao lado dele na lancheria do Marino no fim do corredor do segundo andar. Ele me sorria e eu me encantava. Voltando pra casa e pro século XXI fucei e achei nos meus guardados.

Maria Fumaça

As lentas, poeirentas, deliciosas viagens nos trens antigos. As famílias (viajavam famílias inteiras) levavam galinhas com farofa em cestas de vime, que ofereciam, pois não, aos viajantes solitários.

E os viajantes solitários (e os meninos) ainda desciam nas estaçõezinhas pobres...para pastéis, os sonhos, as laranjas...

E ver as moças da localidade, que iam passear nas gares para ver os viajantes, uns e outros de olhos cumpridos – eles num sonho repentino de ficar, elas num sonho passageiro de partir.

Um apito, a fumarada, resolvia tudo.

Mas hoje nem há o que resolver. E é quase proibido sonhar. O mal dos aviões é que não se pode descer toda hora para comprar laranjas.

Nesses aviões vamos todos imóveis e empacotados como encomendas. Às vezes encomendas para a eternidade...

Cruzes, poeta! Deixa-te de idéias funéreas e pensa nas aeromoças, arejadas e amáveis como anjos.

E “anjos”, aplicado a elas não é exagero nenhum. Pois não nos atendem em pleno céu?

Porém, como já nos trazem tudo de bandeja, eis que essa mesma comodidade de creche em que nos sentimos tira-nos o saudável incomodo de iniciativas e improvisos.

Entre a monotonia irreparável das nuvens, nada vemos da viagem. Isto é, não viajamos, chegamos.

Pobres turistas de aeroportos, damos a volta ao mundo sem nada ver do mundo.

O Brasileiro do Facebook

Dia desses ouvia alguém dizendo que o brasileiro, Eduardo Saverin, co fundador do Facebook deveria estar mortificado de arrependimento. O Facebook vale bilhões de dólares, hoje, e o outro fundador, Mark Zuckerberg, CEO- Chef Executive Office, dessa rede social, é um dos homens jovens mais ricos dos EEUU com apenas 26 anos. Muito bem; o brasileiro nasceu em São Paulo e aos 8 anos de idade já morava nos EEUU e até hoje. Ele tem 6% das ações do Facebook, mais ou menos 2,5 bilhões de dólares. Ao que parece não está tão arrependido assim já que está investindo 8 milhões de dólares no Qwiki uma rede de pesquisas interativas ”...trabalhando para entregar a informação em um formato que é essencialmente humano - através da narração em vez de pesquisa.”

Coisa Estranha I

"Se você acreditar que você pode fazer uma coisa ou não, você está certo."

-Henry Ford

Encontrei essa frase no site da revista Forbes. Não sei o que o fundador da Ford Motor Company ( ou FOMOCO como dizem os americanos) quis dizer. Quase em colapso mental consultei Arquibaldo, o Breve, que prontamente me tirou da enrrascada.

- “É simples, Divino Mestre,(odeio quando ele me chama assim) Henry disse que quando sei digo que sei e que quando não sei digo que não sei e pronto. Sambárilove!”

Fiz um gesto de que entendí com um sorriso amarelo e saí de fininho.

Coisa Estranha II

O Copom aumentou a taxa de juros, a taxa Selic, para 11,25% ao ano. Quem compra a prestação eletrodomésticos,automóveis, e outros bens, a maioria da polpulação, vai pagar parcelas mais caras. Os economistas tem a solução. Sugerem “aquirir apenas o essencial.” Como assim? O que sigfica “apenas o essencial”?

Tá na Moda.

Chegou a vez do Chá Verde.

Aluga-se

A Netshoes, que vende artigos esportivos pela internet, vai patrocinar as mangas das camisas do Santos pagando 5 milhões e meio de reais por ano. Vulpino Argento,o Demente e suplente de senador ainda com a promessa de assumnir algun carguinho no terceiro escalão, avisa que aluga a gola da camisa dele por “5 mil Real” por mês.

Um Brasil Alemão

No todo, o Brasil não me agrada do jeito que está e acho que dia a dia piora. Mas existem certos pedaços desse gigante eternamente adormecido que se pudessemos juntá-los num único corpo, seriamos o melhosr país do mundo. Uma utopia que me agrada pensar. Um desses pegdaços de Brasil mede 96 mil km² e tem uma população de pouco mais de 12 mil habitantes. Com 98% da população alfabetizada a evasão escolar é de apenas 0,2%. Todas as crianças tem direito a creche. Entre os jovens de 18 a 22 anos 22% frequentam um curso superior, e os que cursam uma universidade e retornam ao município contam com o apoio de um investimento anual de 100 mil reais.A mortalidade infantil foi zero em 2006 e se mantem. Toda a população é atendida pelo programa Saúde da Família. O único hospital da cidade é administrado por pela ONG Saúde Feliz com a participação de toda a comunidade no planejamento das ações. Essa é Feliz, uma cidade do Rio Grande do Sul, a apenas 85 km de Porto Alegre. Fundada por volta de 1846 por colonos alemães, hoje sua população é 80% de origem alemã. Os 20% restantes são descendetes de italianos,poloneses;portugueses,suiços, austríacos. O idioma alemão prevalece. O PIB per capita gira em torno de R$ 15.ooo,oo. Não se sabe a origem do nome, Feliz, mas se pode imaginar. Além da industria de calçados e um polo metal-mecânico, a base da economia de Feliz é a agricultura, predominando a cultura de morangos (1.800 toneladas por ano) e amoras (48 ton/ano) Goiabas (30 ton/ano). Durante o Festival do chope, com a distribuição gratuita de 100 mil litros, ocorre o Grenal do Chope. Os moradores dividem-se entre gremistas e colorados (torcedores de Grêmio e de Internacional, os dois maiores times de futebol do RS) e times disputam uma partida de futebol. No centro do campo um barril de chope, bem gelado, fica a disposição dos jogadores. Essa é Feliz, distribuindo felicidade possível.

Enquato Isso

iWoz, como é chamado Steve Wozniak que com Steve Jobs fundou a Aplle disse em SP na Campus Party que "Não interessa quantos iates você tem, quantas casas você tem ou as roupas que você veste, importa o quão feliz você é".

E Também

Que "um diploma não é importante quando se é bom no que faz. Eu trabalhei como engenheiro sem ter um".

Arquibaldo, o Breve, que assistia à palestra, resmungou baixinho: “ah bom, então tá então”!

Falando Nisso

Por que será que a imprensa resolveu chamar os visitantes da Campus Party Brasil 2011, essa feira de tecnologia, de “campuseiros”? Que coisa horrorosa!!!

Fuscão Branco

O padre da Catedral de Ribeirão Preto, SP, vai sortear um fusca branco, 1980, cheio de cerveja. É pra arrecadar dinheiro e construir um centro social. A rifa, a 2 Reais o número, não está sendo aceita por muito fiéis. Dizem que a “igreja sempre combateu o uso excessivo de álcool”.

- “Ué! Mas não precisa beber tudo de vereda”! diz Tio Gomercindo recém chegado de Bagé.”

Faltou Dizer

Na matéria sobre o fuscão branco do padre, o repórter esqueceu de perguntar, e depois nos contar, quem deu o carro pra rifar; ou se foi comprado e por quem. Onde está o valioso premio? E a cerveja? Quem vai fornecer? Já que diz que o carro estará abarrotado, quantas latas? Ou garrafas? Faltou o repórter dizer e também faltou editor.

Falando Nisso

Repórter de TV quando não lê, falando de improviso, ao vivo e tomado de emoção só diz bobagens. As mais comuns nesses últimos dias de cataclisma na Serra do Mar: “alma humana” e “voando pelo ar”.

E se o povo é “pujante” nesse momento o sofrimento dele é “pungente”. Pujante e pungente são palavras que não se deve usar assim à toa, sem pensar, ao vivo, no ar.

Como se Sabe.

Como todo mundo sabe um motorista do senado ganha mais do que um professor universitário; um ascensorista da câmara ganha mais do que um general e assim por diante. Isso não é injustiça, já que é, justamente, legal. Isso é imoral. Nada, no Brasil, é injusto, pois todas as imoralidades estão dentro da lei. Sem falar na falta de lógica das ações das medidas e dos métodos adotados nas decisões e nas atitudes dos governos e de resto, em tudo que envolve as políticas públicas. É incoerente que alguém que perca um dos dedos da mão venha a ser Presidente da República. Não pela falta do dedo, que nem faz tanta falta assim, mas por ter sido aposentado por invalidez. Invalidez não é a condição de alguém incapacitado permanentemente para exercer qualquer atividade profissional? Pois que se mude o nome.

Dá-se Um Jeito

Voltando a condição de desempregado, o que foi durante o tempo entre a “aposentadoria por invalidez” e o exercício da Presidência da República por 8 anos, Lula vai receber um salário de R$ 13.000,oo mensais do PT com carteira assinada e tudo o mais. O cargo: assessor.

Deu-se um jeito

Quando Dilma Roussef deixou a Casa Civil pra candidatar-se à presidência da República, ficou desempregada; teoricamente. O PT empregou Dilma. E com carteira assinada.

Fogo Amigo

É como se diz quando na guerra um soldado morre atingido pela bala de seu próprio exercito. É o que o PSDB está fazendo com José Serra. O quinteto da morte, Aécio, Alckmin, Sergio Guerra, Tasso Jereissati e Marcos Coimbra, e outros coadjuvantes, não quer saber de Serra, e de quebra de Fernando Henrique Cardoso. Mas, parece que esqueceram que um tem 44 milhões de votos e o outro foi Presidente do Brasil. Com uma oposição dessas, o PT não para de dar gargalhadas.

+++++++++++++++++++++++

Eficiência e eficácia, como objetivo de gestão pública, não consideram participação da sociedade e nem democracia.

+++++++++++++++++++++

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 31/01/2011
Código do texto: T2762819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.