O Playstation e o gol perdido

As coisas mudam! Ouve-se muito tal afirmação que se tornou lugar comum, principalmente quando o falante é daqueles que já começou a iniciar frases com "No meu tempo...". Esse é o caso.

Quando se começa a achar hilariante aquelas intermináveis listas de coisas que não se faziam antigamente, e hoje se faz frequentemente, ou vice-versa, como viver sem celular, beber água da borracha da vizinha que está lavando a calçada enquanto você jogava bola na rua, descalço; é, quando se acha muita graça dessas listas, é quando começamos a usar com frequência "No meu tempo...".

Pois bem: no meu tempo, as crianças brincavam mais nas ruas, nos campos de futebol, na esquina, subiam em árvores, pulavam no valão, corriam, jogavam bola de verdade nos campos, nas ruas de paralelepípedos, pulavam muros. Hoje, computadores e vídeo games são as distrações em que as crianças interagem, eletronicamente, on line, full time; o contato interpessoal deixou de ser pessoal. E eu aqui murmurando porque no meu tempo...

Então, assistindo ao último jogo do meu tricolor, o único tricolor, como afirmou o velho Nelson Rodrigues (os demais são times de três cores), uma jogada linda aconteceu, e a bola sobrou para o atacante tricolor que ... chutou a bola por sobre o travessão. Meu filho de nove anos, que escolheu sem nenhuma pressão paterna ser tricolor de coração, que assistia à jogada enquanto eu estava no banheiro, vibrava e lamentou a jogada em estilo atleta de futebol do século XXI. Ele poderia dizer que o atacante isolara a bola; que ele chutara de canela; ou então que o perna de pau perdera o gol sozinho, debaixo da trave. Mas não, o atleta do século XXI explicou a jogada no contexto da sua época: "o jogador apertou muito o quadrado". Se tu, meu amigo, és "do meu tempo" e não tens paciência para aqueles joysticks totalmente diferentes dos do Atari, que só tinham um manete e um botão, não entendeste nada, principalmente se não tiveres um atleta como esse que eu tenho em casa, o "quadrado" é um dos milhares de botões do joystick do Play - como eles costumam alcunhar o tal do Playstation 1, 2 ou 3- que possui a função do chute quando se joga futebol: quanto mais se aperta, mais alto e forte o chute (eu acho). Assim entendi a conexão do perna de pau que isolou a bola por cima do travessão e o tal do quadrado. É, as coisas mudam, não sei se para melhor, mais que elas mudam, mudam, e muito.