Porto Alegre é alegre por quê?

Porto Alegre é alegre por que tem flores? Sim. Ainda que o verão atinja temperaturas insuportáveis elas continuam espalhadas por toda a cidade, a exemplo da florada de hibiscos, de todas as cores, e de outras flores nos barrancos que ladeiam o arroio dilúvio na Avenida Ipiranga.

É por que seu povo, trabalhador e honrado, já temeu mais que a morte não poder pagar suas contas? Esse mesmo povo, miscigenado, que segue a tradição, com bombacha, chimarrão, camaradagem de gaúcho peão ou prenda, fascina a quem dele se aproxima com intenção de amar essa mesma cidade com suas quatro estações.

Tem perigos, violência, poluição? Certamente tem. Mas tem também ruas calçadas pela poesia de Quintana, a escrita dos Veríssimos, a música dos irmãos Ramil. Os parques, as praças, um tanto de pressa, um tanto de província, as muitas árvores que comandam o verde e por que não o Beira-Rio?... O grito de gol na eterna voz de Elis.

Também pode ser porque o pôr-do-sol do Guaíba é único! E por que seria único? Afinal na galáxia em que flutuamos o Sol é o mesmo para todos. Porque quando algo nos cativa, já dizia o Pequeno Príncipe, passamos a esperá-lo com a expectativa de quem vive um grande amor.

Será por que é amada e como uma mulher amada enfeita-se de alegria, despe-se de enfado e vestida de graça dança a pureza das manhãs? Por que, como canta a canção do Fogaça, “Porto Alegre é demais”?!... Pode ser. Por tudo isso e muito mais! Agora, diga você, por que é bela a sua cidade?

meriam lazaro
Enviado por meriam lazaro em 02/02/2011
Reeditado em 18/11/2011
Código do texto: T2767063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.