EXCLUSÃO SOCIAL E OUTRAS ABSURDEZAS

ABSURDEZAS

= As árvores da floresta olham para o céu. Enquanto isso, os homens devoram sua casca, seus frutos e suas raízes. Mesmo assim as bananeiras dão bananas.

= Quando 12 laranjas se transformarem em limonada, os abacates e os figos sairão da fruteira. Mas as cabras continuarão a saltar pelas montanhas.

= Toda vez que for feriado no Japão, os coelhos do Alasca fugirão para a lua. Os ursos, porém, seguirão comendo a carne dos homens.

++++++++++

EXCLUSÃO SOCIAL

Não há porque imaginar que em dia a exclusão social vá acabar; nem aqui nem e em nenhum lugar desse planeta. Se entendermos Exclusão Social, como sendo o grau maximo de marginalização que um indivíduo pode chegar pela seguidas rupturas com a sociedade, podemos pensar que isso não ocorre no Brasil. Porém, sem essa visão européia da questão, entendo que pessoas sem perspectivas econômicas, culturais e de saúde, são excluídos sociais. Formam grupos: desempregados, doentes, aposentados, marginais – os que estão fora da lei – deficientes sem assistência, sem tetos, sem informação e outros grupos que compõem a periferia da sociedade. No centro está a elite: os milionários, os que detêm o poder econômico, financeiro e político. Longe de propor um ensaio sociológico com essas palavras esparsas atrevo-me ao raciocínio cartesiano: rico e pobre, excluídos ou não somos ligados uns aos outros, mas de maneiras distintas.

Na reportagem que me manda Raphael Roitman, “um quarentão de não se jogar fora”, sugerindo-me esse assunto, no início uma pobre menina não tem amparo do Estado para uma cirurgia que a faria andar. As imagens são revoltantes. No final da matéria a alegria “nonchalance” da elite de férias no verão catarinense. A reportagem é revoltante pelo paralelo que traça; como se fosse um deboche. Pessoalmente não tenho nada contra ser rico ou bilionário; In cha’llah! Mas porque achar que as imagens são revoltantes se um quinto da humanidade é pobre? Se mais de um bilhão de pessoas vivem com apenas um dólar por dia? Se mais de 250 mil morrem de fome todos os dias? Se crianças em todo o mundo morrem antes de completar um ano de idade de diversas causas? - doenças, fome, má formação. Por que um jogador de futebol se torna milionário em 10 anos de carreira, graças ao seu talento reconhecido, admite-se, e volta do exterior para sua terra, para ganhar 1,5 de reais por mês? Por que um ascensorista do Senado Federal, ganha mais do que um professor universitário, e um motorista mais do que um general de exército, um garçom da Câmara Federal mais do que um médico do SUS, e um barbeiro mais do que uma enfermeira de hospital estadual? Considerando, em todos esses casos, que os segundos, com suas responsabilidades, preparação e o que, com seus desempenhos trazem de benefícios e valores a toda a sociedade, em comparação aos primeiros, sem desmerecê-los.

Não se trata de injustiça, como poderia sugerir a resposta, mas sim de regime político, de sistema de governo, instituição capaz de equilibrar, de corrigir as desigualdades sociais, mas refém dos grandes cartéis econômicos e financeiros internacionais acaba cooptado. O que pode um governo fazer por sua população quando um laboratório multinacional de um país de primeiro mundo inventa uma epidemia para vender toneladas de remédios falsos? Ou contra os especuladores fazendo leilões nas bolsas de valores e com isso, deliberadamente, conduzindo a economia de um país, a vida e o destino da população?

Vários outros fatores contribuem para a manutenção da pobre no mundo. Um dos mais atordoantes é a religião. Duas das três maiores religiões monoteístas, judaísmo, cristianismo e islamismo, com exceção da primeira e mais o budismo, pregam a pobreza como virtude. Ser pobre é condição para alcançar os mais altos níveis de moral e de espiritualidade. Misericórdia, solidariedade, fé, esperança, caridade formam uma mistura perigosa; um argumento de perpetuação da condição miserável para quem não pode ter uma vida melhor porque não consegue uma saída. Um consolo.

O mundo já foi pior; mais pobre, mais injusto, mais desigual, mais violento. Esperar por uma sociedade sem desequilíbrios é utopia, como ensinou Thomas More, da corte de Henrique VIII, hoje santo da igreja católica.

Detesto o Estado incompetente e governantes corruptos que relegam seu povo as mais deprimentes condições de vida; mas também reconheço que é esse mesmo povo, que por migalhas do que for, muito circo, sombra e água fresca os elegem, democraticamente, acreditam. O mesmo povo que joga lixo nas ruas, nas praias, nos rios; que picha paredes e muros, que estaciona seus carros em vagas de deficientes físicos; que trocam de lado e “mocinhos viram bandidos”; que falsifica documentos pra levar vantagem; que dão um “jeitinho em tudo”; o mesmo povo que assiste Big Brother Brasil - e são milhões – sem perceber que estão lhes roubando a dignidade. O mesmo povo que ri de si mesmo; de sua ignorância, de sua pobreza, de sua inferioridade; ainda colonizado há 5 séculos.

PS – Raphael Roitman, “um quarentão de não se jogar fora”, é meu filho!

++++++++++

PRISÃO E MULTA PESADA I

O jornalista brasileiro, com cidadania alemã, preso na Rússia, deverá pagar uma multa de 2 mil rublos antes de ser deportado; apenas 65 dólares.

++++++++++

PRISÃO E MULTA PESADA II

Em Uberlândia um locutor de rodeio foi preso por se passar por jornalista e, com isso, obter algumas informações.

Arquibaldo, o Breve, cogita: uai, e porque não prender jornalistas que se passam por outros profissionais pra conseguir notícias, sô?

++++++++++

PRISÃO E MULTA PESADA III

Os 6 jornalistas da TV Al Jazira presos no Cairo já foram soltos graças a intervenção de Hillary Clinton.

++++++++++

FALANDO NISSO

Hosni Mubarak, marechal da Força Aérea do Egito e vice Presidente, assumiu o poder com a morte de Anuar Sadat que assinou um tratado de paz com Israel, em troca do Sinai. Mubarak vem mediando conflitos naquela parte do mundo. Gostou do poder e está lá há 30 anos e é visto com bons olhos pelos EUA, pois apoiou a invasão do Iraque. O Egito habitado tem uns 10 mil anos e ao longo desse tempo foi conquistado e ocupado por Dario, Alexandre, por Napoleão; por franceses, por turcos, por ingleses e só tornou-se uma República em 1953. Foi pagão, na visão de quem adorava um único Deus, foi cristão, depois muçulmano. Hoje o islamismo sunita predomina e coexistem com coptas, ortodoxos gregos, armênios, católicos e protestantes. Em 1992, quem não lembra, violência maior e mais sangrenta do que a que estamos vendo hoje, queria um governo islâmico. Depois de 30 anos de ditadura, o povo quer LIBERDADE. A Globo inventou uma tal de ‘Marcha pela Democracia’. Não é isso que o povo egípcio quer; não é essa democracia ocidental que um país com mais de 50% de analfabetos com fome quer. Querem LIBERDADE; do jeito deles, de acordo com as tradições, com a cultura com as diversas religiões que professam. O ocidente não entende isso assim por interesses econômicos – compram petróleo, vendem bugigangas. O povo também não entende isso.

++++++++++

E TEM GENTE QUE NÃO SABE

- Cada 20 centavos a mais que vem na sua conta telefônica que você não confere, significa 2 mil Reais em cada 100 contas; numa cidade de 1 milhão de habitantes e com o mesmo número de contas a companhia telefônica fatura 200 mil Reais por mês; de centavo em centavo.

++++++++++

VAMOS TIRIRICAR?

O palhaço, e dos bons, e agora deputado federal Tiririca, quer participar da Comissão de Educação da Câmara Federal. (!)

++++++++++

SINDROME DO TEM

Tomou conta dos principais jornais do Brasil.

- “SP tem nove cidades prioritárias no combate à dengue”

- “Ex jogador haitiano tem ajuda brasileira para manter escolinha”

========================================================================================================

SENTIR SAUDADE É SOFRER PELA FALTA DE ALGUÉM. MORRER DE SAUDADE É SER ENTERRADO VIVO.

====================================================

====================================================

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 02/02/2011
Reeditado em 07/02/2011
Código do texto: T2767336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.