Coração & Emoção

Esther Ribeiro Gomes

Um conceituado cardiologista do Instituto do Coração de São Paulo,

deu uma entrevista explicando a estreita relação entre as emoções e

os problemas cardíacos.

Disse ele que a depressão, ansiedade, angústia e tensões da vida moderna, são causadoras de infartos e outros danos ao coração, às vezes, irreversíveis.

Afirmou que as emoções fortes podem causar enormes estragos ao órgão mais importante e sensível do corpo humano.

Vivemos num mundo competitivo, onde as pessoas buscam uma vida plena de saúde, amor, sucesso profissional, enfim, todos nós queremos ser felizes e viver em paz.

Mas como evitar as emoções decorrentes dessa incessante busca?

Como poupar o coração das decepções, do desamor, das dificuldades financeiras e das inúmeras frustrações que sofremos ao longo da vida?

Não é fácil, mas podemos começar treinando a paciência e a tolerância...

Precisamos aprender a controlar as emoções, não deixar a raiva nos dominar, respirar fundo e contar até dez antes de tomar atitudes que depois poderemos nos arrepender...

O grande médico Dr. Dráuzio Varella, escreveu uma excelente crônica intitulada ‘A porta ao lado’, onde diz que aprendeu a não dar importância às pequenas coisas que antes o irritavam, como por exemplo: quando vai entrar no carro e percebe que tem outro mal estacionado, impedindo-o de abrir a porta, simplesmente entra pelo outro lado, sem perder tempo com discussões inúteis.

A vida é muito curta para se aborrecer com pequenas coisas, é melhor deixar pra lá, pois o bom-humor faz bem à saúde do coração...

É preciso aprender a controlar o estresse, grande vilão da vida moderna, cultivando a alegria e bons sentimentos, como as amizades e o amor ao próximo.

Devemos agir como os povos orientais que são sábios na arte de viver bem.

Eles buscam o equilíbrio praticando a meditação para controlar as emoções e viver em paz.

Em vez de se aborrecer com bobagens, respire fundo e seja feliz...

Afinal, o bem-querer e a paz de espírito, são os maiores aliados da longevidade!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 02/02/2011
Reeditado em 02/02/2011
Código do texto: T2767379