Folclore Paraguaio

Hoje 3 de fevereiro, dia de São Brás, feriado nacional (padroeiro) em terras paraguaias, minha nação Guaraní.

Venho falando de Literatura em meus textos, razão pela qual não posso esquecer a poesia no idioma Guaraní.

A Lírica Guaraní e a Polca(música popular paraguaia), traduzem com efusiva eloquencia a alma de meu povo. Ambas tomaram impulso com a guerra do "Chaco" (ParaguayxBolivia) que sacudiu as raizes do nacionalismo. Não podemos olhar sem emoção a morte. A antiga melopeia de fundo triste e sentimental, que chorava nas cordas da Harpa Paraguaia sob os laranjais floridos e perfumados, adquiriram novas cores, novas entonações, novos registros, na moderna Guarânia(música popular mais elaborada). Da mesma forma, a poesia, do verso comúm dedicado à amada, à ingratidão do destino e aos acontecimentos comuns e correntes, que constituiam sua temática, levantou altos vôos com asas de um lirismo renovador. O Parnaso Guarani é um tesouro egoista e rico. Nós o cultivamos como uma tradição e como defesa de nossa independência. Não sei se faço uma afirmação atrevida, ao asseverar que os poetas em Guarani, os aedos do povo, os cultores desse gênero aborígine, são dignos de figurar ao lado dos melhores poetas ...

"Ocara Poty" (Flor do Campo, numa tradução livre), musa inspiradora de seu lirismo e um símbolo. O poeta Guaraní canta principalmente a paisagem, a vida do campo, a simplicidade da beleza natural. O meio físico influencia fundamentalmente sua linguagem. O meio social lhe adiciona tipos populares, como a "morena digna de Sevilha" e o sotaque heroico que tanto agrada a meu povo.

É notável que no Paraguay não surgiu o tipo do "gaucho"(gaúcho) riopratense ou riograndense.

O tipo popular, característico do campo, além do agricultor, um pouco apegado às tradições espanholas, religioso, suas festas padroeiras ... que prometo contar-lhes numa próxima oportunidade ... geralmente músico. Percorre os campos procurando festas ... seu passaporte e profissão se sintetizam no violão e na harpa, transmutado em aedo é o heraldo das tradições populares ... é tão típico como a cigarra, música do trópico, artista das festas "calientes",

que cantei neste dia para meus amigos recantistas.

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 03/02/2011
Reeditado em 07/02/2011
Código do texto: T2769521
Classificação de conteúdo: seguro