PASSAPORTE PARA A IMPUNIDADE

PASSAPORTE PARA A IMPUNIDADE

... Em quê raio de mundo, vivemos hoje? Quê raio de mundo é este, onde se valoriza apenas o "eu", em detrimento do "nós"? Que sociedade é esta, que inverte os valores, que dá ênfase somente ao ego, que absolve o culpado e que condena o inocente?...

Na política, o presidente da república, usando de subterfúgios e apoiado na máquina governamental faz, descaradamente e fora do prazo legal, propaganda política a favor dos seus candidatos, ao se aproximarem as eleições. E mesmo assim, a justiça eleitoral o isenta e o povo o acolhe... "o povo, admirável gado novo..."

Dentro da política ainda e mais precisamente no congresso, temos mais de cento e cinquenta parlamentares que são acusados e respondem a processos por varios crimes. E mesmo assim, continuam exercendo seus mandatos e continuam tentando e conseguindo, a reeleição... "êêêê êêôôô, vida de gado..."

Na administração pública, chovem denúncias contra ministros, diretores de empresas públicas, membros do judiciário, etc. E mesmo assim, apenas alguns poucos são investigados. E mesmo assim, um número pequeníssimo deles é condenado, e nenhum é punido... "povo marcado êêê..."

Nas TV's, os tele-jornais passam 80% do seu tempo, falando e mostrando sobre a violência ou então as novelas passam todo o seu tempo, mostrando personagens tolos e vazios e veiculando em horário nobre, a degradação da família. É uma avó, cuidando de prostituir as proprias netas e é uma mãe, disputando com a sua própria filha, a conquista de um mesmo homem. E o pior, usando dos meios mais vis e rasteiros, para vencer a disputa... "povo feliz..."

No esporte, em nome da organização de uma Copa do Mundo e de uma Olimpíada (para mim, olim piada...), absurdos administrativos são cometidos, sem que alguma coisa seja feita para impedir. Para se ter uma pequeníssima idéia do festival de mutretas que esses eventos encobrirão, de todos os estádios a serem reformados e adaptados para os jogos, três deles (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília), custarão mais caro do que todos aqueles, que deverão ser construídos. E o povo, indiferente e ignorante, aplaude entusiasmado e espera feliz... "o povo que faz parte dessa massa, que passa nos projetos do futuro..."

Falando ainda sobre o esporte, um homem sério, íntegro, honesto e competente, perde o seu emprego, por ter tido a ousadia de fazer o certo. Por ter tido a ousadia de topar de frente com um menino; um menino que é na verdade, um aprendiz de primadona. Um menino de quem sou fã pelo seu talento, mas de quem não gostarei quando se fizer adulto... A pressão de um bando de idiotas e/ou mal intencionados travestidos de jornalistas, aliada à pressão feita pelo empresário do menino primadona, fez cair o técnico da equipe do Santos. Do empresário, ainda se entende as suas razões e as suas atitudes, ao defender o seu pupilo Neymar; ele está fazendo o seu papel, como empresário. O que não se pode admitir, é que o técnico, que teve uma atitude correta, seja ridicularizado e ironisado por alguns jornalistas do jornal Lance, que o cunharam como "poderoso chefão" e imprimiram a manchete "Neymar riu por último"... Menos mal, que alguns colunistas desse jornal, não aprovaram a saída do técnico santista... De qualquer modo, a tentativa de ridicularização e o irônico "adeus" publicado pelo jornal, mostram para mim, a completa inversão de valores em que vive hoje a nossa sociedade e mostram também, o descaso da grande maioria das pessoas, com os valores do respeito, da hierarquia, da moral e da ética. Valores estes, que deveriam estar sempre na pauta de todos os educadores e de todos os formadores de opinião. Lamentavelmente, o que se vê, não é isso. A demissão do técnico Dorival Junior, dá ao menino Neymar, um passaporte para a impunidade, para a falta de respeito e para a quebra da hierarquia. Dá ao menino Neymar, uma arma, para que ele possa ferir de morte, a moral e a ética. Resumindo o que disseram os colunistas Roberto Assaf e Vitor Birne, o Santos abriu um precedente perigoso e passou a ser agora, Neymar Futebol Clube... Para onde vamos? Aonde chegará a nossa sociedade, na qual o povo, idiotizado e fanatizado pela grande mídia, bate palmas pra tudo?... "é duro tanto ter que caminhar e dar, muito mais do que receber..."

Por mais que eu tente, não consigo entender que raio de mundo é esse, onde a gente, "admirável gado novo", vive hoje...

Sergio Pantoja
Enviado por Sergio Pantoja em 06/02/2011
Código do texto: T2774921