Catedral de Notredame - Paris França

PESSOAS, OS ERROS E OS ACERTOS


A cada dia que passam, procuramos aprender mais sobre a pessoa humana. Cada vez mais se torna complexo este aprender. Visto, pois, as mudanças ocorridas no ser humano e na sociedade, elas alcançarem dimensões sem precedentes.
Muitas vezes eu falo que não me reconheço, e isto não é um blefe, é uma realidade alcançada no decorrer do tempo.
As pessoas mudam de humor repentinamente, se irritam e irritam profundamente os que as rodeiam. As variações de comportamento, também são fatores de desagregação social dentro de um grupo.
Os humanos em sua maioria procuram e querem viver dentro de um grupo; a família, os amigos e grupos afins. Isso a cada dia torna-se complicado e oneroso do ponto de vista psíquico.
Se cada cabeça é um mundo; mundo este, completamente independente dos outros; imaginemos a complexidade na junção desses mundos!
A convivência entre pessoas passa a ser um ato de aceitação individualizado e não uma adaptação espontânea da espécie. Quando esta aceitação cessa, ocorre a debandada do grupo.
Escutamos pessoas que falam; o casamento não deu certo, depois de 20 anos juntos separaram-se. Meu caro, se você conseguiu viver com outra pessoa por 30 dias em total harmonia, esta relação já deu certo. Imaginem uma relação de 20, 30 anos de convivência. Podemos dizer que essa união foi muito além do que se esperava.
Se num relacionamento desfeito sobrar uma amizade, considere-se um ganhador, um felizardo. Em muitos casos, o mundo de cada um é tão diferente, que um não consegue aturar o mundo do outro; a antipatia age gratuitamente e não há como consertar.
Nesse mundo de cada um, ninguém é vitima, assim como, ninguém é algoz. Mas é preciso ter em mente, que viver a vida é um aprendizado constante. E quando de posses dessas lições aprendidas é só seguir em frente.
“Aprender a diferença entre esperança e expectativa. A esperança está ligada ao otimismo e tem ação positiva na vida. A expectativa, em contrapartida, é uma armadilha. Ter expectativa de que alguém faça algo de certo modo, ou esperar que as coisas se passem de acordo com aquilo que você deseja, é semear frustrações. As pessoas são como são, e cada qual vai fazer aquilo que decidir. Tenha esperança de que tudo vai sair bem, mas não crie expectativas sobre aquilo que não tem controle” – Jael Coaracy -.
Nós não temos controle sobre a mente do outro. O complexo mundo do outro, é unicamente dele. Por vezes não controlamos a nós mesmos, imagine controlar o outro.
Precisamos compreender cada vez mais, os nossos complicados recônditos e assim, entender um pouquinho mais dos outros. A compreensão do ser humano nos leva a entender melhor a vida. Esta poderá ser eterna, “enquanto dure”. Todo o mais, são passageiros da vida.

                Rio, 06/02/2011
              Feitosa dos Santos