Cielu 25 anos - Fatos e Expectativas

Mais um ano se passou. Estou mais velha, agora já posso dizer, estou mais perto dos 30 do que dos 20...

Durante meus 24, não consegui fazer muitas coisas que pretendia. Os motivos são sempre os mesmos: dinheiro, tempo, prioridades, estabilidade... Um exemplo clássico das coisas que gostaria de ter feito nos últimos anos, é voltar a estudar. Tenho planejado há tempos minha volta à universidade, e mais uma vez tive que adiar. Neste ano, já vi que não dá nem para pensar nisso, já surgiram outros assuntos que vão me consumir a longo prazo.

Não aprendi a dançar salsa - ou qualquer outro ritmo, nem viajei tanto quanto gostaria. Para não falar no setor afetivo, que passou o ano estacionado. Não economizei dinheiro nem fui promovida no meu trabalho. A casa onde moro, permanece ali, naquele mesmo endereço de antes, com aquelas mesmas memórias. Não troquei meu celular e não comprei a jaqueta de couro que sempre sonhei. Estava ocupada demais com as contas do dia a dia e tentando juntar alguma economia, que esqueci um pouco o presente.

Apesar de todos esses objetivos e desejos não atingidos, foi um ano bom, pois mesmo que de maneira involuntária, troquei tudo isso por uma dose de auto conhecimento incrivel. Depois de tantas situações adversas e inusitadas que tive que passar, acho que hoje sou uma pessoa muito mais "definida" do que era antes.

Não sei se esse crescimento compensou todo o resto, nem mesmo se poderia ter conciliado com todos os outros planos, só sei que aconteceu desta maneira e estou satisfeita com isso. Agora pelo menos consigo fazer meus planos com mais clareza nas idéias.

Admito, em muitos momentos fraquejei, nos mais diversos sentidos que a palavra possa ter, no entanto aprendi a controlar a minha ansiedade e a não ficar remoendo os assuntos. Aprendi a não olhar para trás e afirmo ter finalizado meus 24 anos sem arrependimentos. Por mais que nem sempre tenha tomado a melhor decisão, acho que essa sequencia de erros e acertos, transformou esse pequeno período em o que parece o aprendizado de décadas.

Criei uma lista de pessoas que aprendi a gostar muito, amigos de verdade, que estiveram ao meu lado sempre que precisei. Tive pessoas que mudaram a minha vida literalmente, que me fizeram pensar em muitos assuntos, rever posturas, tomar atitudes e me mostraram pontos a melhorar em mim mesma. Pessoas que criaram em mim a necessidade e a vontade de melhorar como individuo, e que por isso acabaram me ensinando muito sobre mim mesma.

Na verdade acho que descobri que algumas pessoas que já estavam por perto há algum tempo podem ser muito mais do que esperava... digo por experiência própria que às vezes - mas só às vezes - aquela "mau humorada" do escritório pode ser uma pessoa maravilhosa, ou aquele homem que encontrava só nas baladas pode ser de fato alguém para conversar. Vi que aquela amiga de todas as horas é na verdade para toda a vida, e que se prestar atenção até aquele caso antigo e totalmente descompromissado, de repente, pode acabar virando algo mais constante na vida.

Claro, nem tudo foi um mar de rosas... tive que assistir uma amizade de 10 anos ruir a cada dia. Me decepcionei muito - muito mesmo - com alguns "amigos" nas mais diversas situações. Alguns voltaram a ser como era antes, outros também se perderam no caminho e terminaram como páginas no diario.

Na vida profissional, sou uma insatisfeita permanente, e como todos os anos, neste também sofri no trabalho. Atitudes despreziveis, pessoas falsas, rendimentos que deixaram a desejar e a burocracia são só alguns dos assuntos que me afetaram.

Pouco antes do natal, na festa de confraternização do trabalho, tive aquela sensação horrível de medo misturado com desanimo, a falta de coragem de enfrentar tudo isso como pessoa, ao invés da profissional que todos estão acostumados a ver. Neste momento ficou claro que algumas coisas precisam mudar.

Nesta ocasião também ficou claro como faz diferença ter alguém segurando sua mão... o que me faz lembrar de como esse ano foi solitário e como eu sinto falta daquele algo mais que só um namoro proporciona... agora sou obrigada a repetir a mesma frase do texto do ano passado "abro o ano com esperanças renovadas".

Neste ano tenho vários objetivos, tenho diversos sonhos que gostaria imensamente que se tornassem realidade. Alguns dependem de mim e outros não, mas seja como for já estou certa de que terei as pessoas certas ao meu lado para me ajudar a atingir meus objetivos.