Déspota

Em todos os cantos do mundo, dos países, das cidades, dos bairros, dos vilarejos e até em nossa própria casa há os que trazem em seu imo o incontrolável desejo de liderar, de comandar, entretanto raros são os que possuem o verdadeiro e nobre espírito de líderança.

O líder não oprime, não subjuga e nem tolhe.

Ele aceita e analisa críticas, promove e difunde todas as facetas da liberdade, impulsiona os mais acanhados, admite seus equívocos. Aplaude, enaltece e aprende com seus seguidores mais sábios.

O ditador é radicalmente oposto ao líder, e quando segue os preceitos dos líderes, copia somente por pura conveniência, por falsidade, como máscara para ocultar a mesquinhez de sua personalidade.

O déspota não suporta ser contrariado, o sucesso daquele que ele julga ser superior a ele dilacera seu ego e o faz nutrir ódio, ira e a utilizar dos meios mais inescrupulosos possíveis para deter a ascensão daquele que ele enxerga como ameaça.

A índole rasteira de pequenos "chefes", disseminados por todos os cantos: pelos clubes, pelas associações de moradores, pelos diversos centros espiritualistas, pelo freqüentador assíduo daquela praça, do jogo de futebol... Só arregimentam seguidores medíocres, com o discernimento minguado, com a personalidade extremamente fraca, em fim esses déspotas capitaneiam imbecis e os desprovidos de autenticidade, salvo os poucos que por recearem represálias, os que se sentem intimidados, dominados, se amedrontam e forçosamente integram-se aos idiotas.

O verdadeiro líder é amado, ao passo que o dominador é falsamente amado e verdadeiramente temido, não obstante odiado.

O ditador possui a alma tão rasteira que pouco se importa se seu seguidor sente-se oprimido, ele almeja somente comandar, dominar, impor. Muitos desse naipe só não adotam abertamente a conhecida frase “não desejo que ninguém me respeite, mas que tenham medo de mim” por motivos óbvios de mediocridade.

A partir de agora, observe quem são os líderes e quem são os déspotas que freqüentam os mesmos lugares que você e não permita que nenhum ditador o subjugue com as rédeas do medo, contrariando sua visão, suas convicções, suas crenças.

Lembre-se, você é livre!

Equilíbrio e bom senso.