Ser leal

Li há cerca de três anos um artigo do administrador Stephen Kanitz, que me marcou muito, intitulado “Amor e Lealdade”. Naquele artigo, ele descrevia um exemplo de uma cena relativamente comum: dois filhos pré-adolescentes de um executivo estão loucos para ir assistir a um filme sobre um livro que eles estão lendo na escola. O pai promete a eles que irão dali a algumas semanas, num sábado, logo à pré-estréia, apenas os três – um momento especial entre pai e filhos - com direito a pipoca e tudo o mais. Os filhos aguardam ansiosos o momento, pois, além do contato estreito com o pai, serão os primeiros a contar a história aos colegas e, na escola, serão o centro das atenções por um dia. Porém, na quinta feira anterior à tal pré-estréia, um colega de trabalho o avisa que sábado haverá um churrasco da empresa, para o qual o chefe o havia convidado. O colega combina que passará na casa dele às dez horas para buscá-lo e ele aceita sem pestanejar, afinal, um churrasco com o chefe não deixa de ser uma forma importante de alavancar a carreira e ser mais popular entre os colegas de trabalho...

Mas, e os filhos? E a promessa do passeio especial que havia sido feita?

Ele propõe duas opções, perguntando qual delas o leitor escolheria naquela situação: abriria mão do churrasco em prol do passeio com os filhos ou explicaria o ocorrido aos filhos, prometendo levá-los ao cinema para assistir ao filme no sábado seguinte?

Ele conclui que é óbvio que escolhemos a segunda opção. E o motivo é simples: nossos filhos nos amam, irão entender e perdoar. O chefe não nos ama e, assim que não precisar mais de nós, nos dispensará do cargo, por isso estamos interessados em aumentar nosso crédito com ele e com os colegas de trabalho, sociabilizando com todos. Porém o fato sobre o qual o autor nos chama a atenção é a decepção que causamos exatamente a quem amamos, justamente porque temos certeza desse amor. Promessas feitas a quem nos quer bem, caso não sejam cumpridas, serão compreendidas. Mas até quando estas pessoas a quem prometemos coisas e não cumprimos irão nos compreender e relevar nossas deslealdades?

Segundo o autor, “a lógica diz que deveríamos ser leais com as pessoas que nos amam, mas na prática fazemos justamente o contrário”. É verdade. E porque sabemos que o amor superará as conseqüências das promessas não cumpridas, continuamos nos dedicando mais justamente àqueles que não são tão importantes em nossas vidas, em detrimento de quem amamos. Evidentemente não é justo, mas é compreensível.

Talvez precisemos tomar mais cuidado com o que prometemos e, principalmente, a quem. Crianças, em especial, são muito suscetíveis às promessas, já que crêem nos adultos. Nós, adultos, que já não cremos em quase mais nada, precisamos ter em mente que promessas foram feitas para serem cumpridas, sob pena de nos tornarmos desacreditados: portanto, é bom rever conceitos como “o amor tudo supera”. Talvez supere, mas não vai fazer com que não nos tornemos exemplos de pessoas superficiais, desleais, não confiáveis. Conquistar a confiança de quem se ama, além de apenas ter nossas deslealdades relevadas, precisa de empenho; e esse empenho, muitas vezes, significa abrir mão de algumas coisas para proporcionar a pessoas importantes para nós alguns momentos verdadeiros. Para que promessas não soem como apenas palavras vazias em nossas bocas.

____________________________________________________

Este texto faz parte do exercício criativo "Eu prometo"

Saibda mais e conheça os outros textos acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/euprometo.htm