TEMPO NEGRO

TEMPO NEGRO

Através das nossas crônicas e comentários, temos criticado a atuação e o poder absurdo, de entidades como a FIFA, o COI e a CBF, além das autoridades esportivas em geral. Estas, de modo geral, querem apenas estar na mídia e usar o esporte como uma via de enriquecimento rápido.

Uma das mais nefastas figuras que orbitam o nosso esporte, é o Sr. Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Ricardo Teixeira é ex genro de João Havelange, o homem que comandou o nosso esporte até 1974, quando saiu às pressas do Brasil, sob a suspeita de várias irregularidades e de corrupção.

Estava, por isso mesmo, prestes a ser colocado sob investigação pelo regime militar, quando assumiu a presidência da FIFA, onde permaneceu escondido por 24 anos (até 1998) e transformou aquela entidade, durante esse período, na maior, mais rica, mais feroz e mais obscura "ditadura", do planeta. Durante esse tempo ainda, as acusações contra ele, aqui no Brasil, não foram investigadas ou foram paralisadas e esquecidas. No exterior porém, ele tornou-se alvo de tantas críticas e tantas suspeitas, a ponto de ser descrito e acusado por um jornalista inglês (Andrew Jennings) de ser venal e corrupto. Segundo o jornalista (que publicou o livro intitulado "FOUL! THE SECRET OF FIFA WORLD: BRIBES, VOTE-RIGGING AND TICKET SCANDALS"), Havelange tornou-se amigo e aliado de Horst Dassler, dono da ISL (a maior empresa de marketing esportivo do mundo, àquela época), para subornar dirigentes esportivos, nas eleições para a presidência da FIFA e receber vantagens pessoais, nas realizações de contratos diversos. Mesmo assim, ou talvez até por isso, recebeu várias comendas honoríficas tanto no Brasil, quanto no exterior e foi, covarde e hipocritamente, considerado um dos maiores dirigentes esportivos de todos os tempos, alem de benfeitor do esporte...

Da presidência da FIFA, que não por acaso tem sua sede na Suiça, ele consegue eleger para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol em 1989, um protegido; Ricardo Teixeira, seu genro à época. Estava iniciada a fase mais negra e mais corrompida, do futebol brasileiro... Mesmo tendo conhecimento de todas as suspeitas e das denúncias contra Havelange, a grande mídia brasileira, hipócrita e provavelmente comprometida, teima em reverenciá-lo, após seu retorno ao Brasil.

Teixeira por outro lado, com o passar dos anos, faz jus à escolha do seu mentor e após mais algum tempo, suplanta o mestre, na participação em escândalos, em negociatas e em manipulações:

- A partir de 1996, a CBF, que sempre havia apresentado lucros nos seus balancetes, começou a trabalhar no vermelho. Isto ocorre, coincidentemente, após assinatura de um contrato milionário com a Nike, de valor inicial de US$ 160 milhões e dez anos de duração, prorrogável por mais quatro anos e podendo chegar próximo aos US$ 4 bilhões...

- Para cobrir prejuízos, Teixeira (segundo o noticiário), faz empréstimos de US$ 40 milhões junto ao Delta Bank, a juros exorbitantes (até 43%, em alguns casos), utilizando-se de manobras escusas e lesivas à CBF, obtendo com isso, lucros pessoais altíssimos...

- Unindo forças ao Pele (um dos seus maiores detratores, até aquele momento), atua com grande agressividade no Congresso (supostamente, subornando e chantageando) e, com a desculpa de que uma CPI sobre o futebol, poderia inviabilizar a Copa de 2014 no Brasil, faz com que as duas CPI's em curso, não sejam levadas a termo. Mesmo com as acusações de corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, sonegação, evasão de divisas, tráfico de crianças e outras (a grande maioria delas comprovadas), ele se safa e sái ileso...

- As custas de muita influência e com certeza, de muito dinheiro, consegue impedir na justiça (?), que um livro escrito pelos Deputados Aldo Rebelo e Sílvio Torres, sobre a CPI CBF/NIKE, seja publicado. Após isso, Aldo Rebelo, seu grande crítico e talvez seu maior detrator à época (assim como Pele), torna-se seu amigo pessoal e confidente...

- É suspeito ainda, de enviar um mensageiro a Tubarão (SC), para tentar subornar o relator da CPI do futebol, Senador Geraldo Althoff. O suposto mensageiro, que seria um tal João Guilherme dos Santos Almeida, que após ouvir a recusa do Senador Althoff, (através de um assessor), retorna ao seu hotel (San Silvestre em Tubarão - SC) e de lá, telefona para um número que pertencia a Carlos Eugenio Lopes; por coincidência, diretor do Departamento Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)...

Hoje, com a confirmação da Copa 2014 no Brasil e ciente da impunidade e do seu poder de manipulação, funda o Comitê Organizador Local, do qual se elege presidente. O COL, que será o órgão responsável por gerir todo o orçamento da Copa, receberá somente da FIFA, investimentos iniciais em torno de US$ 400 milhões...

Numa prova evidente de força, arrogância e desprezo pelas leis, transforma o COL, de entidade sem fins lucrativos, em sociedade limitada e com regras específicas para a distribuição dos lucros. Faz isso, unindo-se ao COL (do qual é presidente), também como sócio e arbitra-se o poder de definir o destino dos lucros auferidos com a Copa...

O mais grave de tudo isso, é a omissão das nossas "otôridades". O Ministro do Esporte, um sujeito incompetente chamado Orlando Silva Junior que, quando inquirido pelo jornal Lance sobre o caso, mostra-se evasivo mas se diz disposto a estudar o assunto... posteriormente. Diz ainda, não poder opinar sobre a isenção de impostos permitida à FIFA, porque a isenção fiscal era um compromisso do país, para sediar a Copa???... É mole?

O presidente Lula, prefere posar de bom moço, para ser reconhecido como "o cara que trouxe a Copa para o Brasil". Seus ministros lavam as mãos e se omitem medrosamente. Óbvio que nem todos os nossos políticos, estão comprometidos com a corja do esporte. Alguns são apenas coniventes e muitos outros, omissos; todos porém, são oportunistas e têm medo da CBF e da relação promíscua existente entre Teixeira e a grande mídia. Por quê a Globo, após varias denúncias contra ele (Teixeira), no programa Globo Repórter, deixou de lado o assunto?...

O senador Álvaro Dias, que presidiu a CPI do futebol no Senado (que foi arquivada por influência de Teixeira e da "bancada da bola"), acredita, ingenuamente, que com as novas denuncias publicadas pelo jornal Lance, com as denuncias feitas no programa "Panorama" da BBC ( Londres) e com as denuncias do jornal suíço "Tages-Anzeiger", (todas envolvendo Teixeira), a CPI do futebol possa retomar os trabalhos e fazer com que todos os inquéritos parados na justiça federal contra o presidente da CBF, tenham andamento... Será?...

Não estará na hora, das forças policiais que invadiram o Complexo do Alemão, invadirem o Congresso, o COB e a CBF?... Não seria o caso de se instalar uma UPP em cada um desses lugares (incluindo o Ministério dos Esportes)?... Ou será que vamos assistir o famigerado Ricardo Teixeira (assim como fez João Havelange), sair do Brasil de fininho e ir para a Europa, presidir a FIFA?...

Sergio Pantoja
Enviado por Sergio Pantoja em 13/02/2011
Código do texto: T2789508
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.